O temporal desta segunda-feira (04) ‘esfarelou’ o asfalto da rua Purus, no bairro Jardim Colúmbia, em Campo Grande. Boa parte do asfalto no cruzamento com a avenida Caruma ficou destruído e com muita terra e pedras descidas com enxurradas.

Moradora da região, Maria Alice Lopes Maciel, 55, disse que é comum alagar a rua em dias de chuva forte. Porém, o temporal de hoje foi atípico. “Desa vez foi tão forte que levantou o asfalto”, disse a moradora.

Nas fotos é possível ver que o asfalto quebrou em várias partes, como se tivesse um buraco por baixo. Em cima é possível ver várias pedras, pedaços de asfalto e terra, que restaram da enxurrada.

“Quase alagou a minha casa hoje. Fiquei assustada”, disse a moradora. A rua Purus é a última rua do bairro Jardim Corumbia, em Campo Grande, e por isso, reduto de enxurrada da chuva.

Muita chuva

Até às 13h desta segunda-feira (04), choveu 108 mm de chuva em Campo Grande nos primeiros dias de dezembro. O volume representa 48% dos 224,9 mm esperados para o mês inteiro, segundo dados do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

Os 108,2 mm de chuva foram registrados na estação meteorológica da Embrapa Gado de Corte, localizada na saída para Aquidauana. A região foi uma das mais afetadas pela chuva no domingo (03), que deixou diversos estragos, como danos a estátua de tuiuiús em frente ao aeroporto de Campo Grande.

Ainda conforme dados do Cemtec/MS, nestes primeiros dias de dezembro foram registradas 96 mm na estação da Upa Universitário, 61 mm no Jardim Panamá e 59 mm no Santa Luzia. O esperado para o mês soma 224,9 mm, considerando a média histórica de chuvas de dezembro.