Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Após anos de estiagem, águas cobrem estradas e criam cenas de tirar o fôlego no Pantanal

Desde 2019, o Pantanal vive períodos de estiagem, sem alagar como antigamente e com aumento exponencial das queimadas. Em 2023, o cenário é outro no Pantanal
Priscilla Peres -
cheia pantanal
Imagem aérea do Pantanal em período de cheia. (Foto: Reprodução, Andre Bittar)

As águas são uma das principais características do Pantanal, a maior planície alagável do mundo. Em 2023, as águas voltaram ao bioma após anos de estiagem, provocando cenas incríveis e que surpreendem até mesmo quem é acostumado com o Pantanal.

As águas que hoje invadem as planícies, estradas e mostram o Pantanal cheio, estiveram escassas nos últimos anos. Desde 2019 o Pantanal vive tempos de estiagem, sem alagar como antigamente e com aumento exponencial das queimadas.

Pesquisador da Embrapa Pantanal, Carlos Roberto Padovani, explica que é possível afirmar que está havendo inundação no Pantanal de Mato Grosso do Sul, principalmente devido as chuvas no Planalto e Planície.

“Mato Grosso do Sul saiu do padrão de estiagem, porém o rio Paraguai no norte na bacia continua em estiagem”, explica Padovani ao detalhar que devido a grande extensão do Pantanal, a realidade não é a mesma nas regiões norte e sul.

“Em 2023 está acontecendo que as bacias hidrográficas do sul do Pantanal estão recebendo mais chuvas que as bacias do norte do Pantanal, o contrário do que normalmente ocorre”, destaca o pesquisador. Na prática, as inundações acontecem de Ladário para baixo do Estado.

(Foto: Andre Bittar)

Beleza estonteante e transporte difícil

A cheia do Pantanal acontece principalmente nas regiões de Aquidauana, Miranda e região. As águas que dão vida ao bioma também dificultam o transporte de pessoas entre as fazendas e as cidades.
Ovando Barros Prado, 62, é peão no Pantanal há anos, mora numa região que fica a 110 km de Aquidauana e na última sexta-feira (10), precisou da ajuda de um trator para se locomover pelas estradas.

Imagens gravadas e enviadas por ele ao Jornal Midiamax, mostram muita água no local onde passa a estrada. “Fui para outra fazenda trabalhar e não consegui voltar. Ficamos ilhados e um colega de outra fazenda nos ajudou com o trator”, diz ele.

A água invadiu não só a estrada como a caminhonete também, uma Toyota Bandeirantes que não se abalou com a água que chegou até os bancos e segue funcionando. “Aqui segue tudo alagado e aumentando, como há anos a gente não via. Complica um pouco, mas a água é muito bom para nós aqui”.

O fotógrafo André Bittar, que registra fotos de natureza e há três anos viaja a trabalho para o Pantanal, a inundação desse ano é algo inédito para ele. “Têm três anos que venho direto para cá e é muito louco o que estou vivendo esse ano no Pantanal. Gosto de falar que alagar é uma defesa do Pantanal, que alagado fica muito mais lindo, é surreal, parece o paraíso”, conta ele.

Chuvas acima da média e alagamentos

Mato Grosso do Sul vive dias chuvosos desde janeiro, com volumes acima das médias históricas. Conforme dados do Cemtec/MS, em janeiro 26 cidades registraram volume de chuva acima da média e em fevereiro foram 33 municípios nessa condição.

Registros de precipitações mostram que em Coxim choveu 377 mm em janeiro e 265 mm em fevereiro, 51% e 25% acima do esperado para os meses, respectivamente. Em Corumbá as chuvas somaram 269 mm em janeiro e 221 mm em fevereiro, 78% e 102% acima da média, respectivamente.

A chuva continua constante em março e como consequência, três rios de Mato Grosso do Sul estão em situação de alerta devido ao nível acima da cota, de acordo com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

rio Aquidauana/Miranda possui como índice de alerta 6 m e teve média de 6,67 m na terça-feira (14). O Taquari registra 4,49 m, o que representa 49 cm acima do ponto de referência, e o Rio Aporé marcou 1,54 m nesta terça, enquanto a cota de referência de alerta é de 1,50 m.

cheia pantanal
Cenas dos últimos dias no Pantanal. (Foto: Reprodução)

Confira abaixo galeria com fotos de Andre Bittar:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Moradores tiveram que ajudar o condutor, para retirar o veículo do local

Esportes

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A

Polícia

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Responsável pela obra, ao chegar pela manhã no local para dar início aos trabalhos, constatou o furto

Esportes

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

A última vez que disputou uma competição internacional foi em 2016