Para esta quarta-feira (27) não teve aviso de calor intenso, no entanto, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Campo Grande e outras 33 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta de vendaval. O comunicado meteorológico é válido até as 10h de quinta-feira (28). 

Conforme o Instituto, os ventos devem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora, com risco de quedas de galhos de árvores. “Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, aconselha o Inmet. 

A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estarão em alerta para eventuais ocorrências relacionadas ao tempo. 

Estão sob o alerta as seguintes cidades: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Frente fria

Entre esta quarta (27) e quinta-feira (28), uma frente fria oceânica ganha força e quebra o bloqueio que favorecia altas temperaturas. Amenizando o calor dos últimos dias, o frio deve registrar mínimas entre 13 e 16°C, principalmente ao sul, de 13 a 18°C na região leste, de 17 a 23°C na região pantaneira, norte e bolsão.

Campo Grande pode marcar mínima de 16°C e máxima de 32°C. Apesar de não ser tão intensa, a frente fria deve amenizar o extremo da onda de calor em todas as regiões do Estado.

Primavera mais quente

Para quem achou que iria se livrar do ‘calorão’ instalado em Mato Grosso do Sul, a expectativa de institutos meteorológicos indica o contrário. Segundo o Cemtec, o próximo trimestre deve ficar mais quente que o normal no Estado.

Na avaliação do monitoramento, levando em consideração dados coletados nos últimos meses, que mostram chuvas acima da média na região sul e abaixo da média na região norte, além das temperaturas máximas próximas aos 40-43°C, o trimestre deve ser quente e chuvoso.