Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primavera chega com calor histórico e previsão de chuvas acima da média em Mato Grosso do Sul 

Nova estação começou oficialmente às 2h45 deste sábado
Clayton Neves -
Sol forte castiga Mato Grosso do Sul. (Henrique Arakaki/Midiamax)

Os dias que antecederam a primavera foram difíceis em Mato Grosso do Sul por causa do que se manteve na casa dos 40°C, temperatura que se mostrou acima da média em diferentes municípios. Neste sábado (23), a nova estação chegou oficialmente às 2h50 e a previsão para o período é de chuvas acima da média e dias de ‘calorão’, que devem permanecer pelos próximos meses no Estado. 

De acordo com prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas retornam gradativamente, de forma irregular e com valores acima da média histórica do Estado. A condição deve favorecer a agricultura em razão do aumento de armazenamento de água no solo.

Conforme o (Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo), historicamente a primavera em Mato Grosso do Sul é a estação com maior frequência de tempestades severas. “São tempestades geralmente de rápida duração, capazes de gerar chuvas intensas, fortes rajadas de vento e até mesmo a queda de granizo”, pontuou.

Dados do Centro apontam que, no trimestre outubro, novembro e dezembro, as chuvas variam entre 400 e 500 milímetros na maior parte do Estado, com exceção das regiões sul, central e norte/nordeste, onde os índices podem ficar entre 500 a 700 mm e área noroeste, com variação de 300 a 400 milímetros. 

Trimestre bem mais quente que o normal

Para quem achou que iria se livrar do ‘calorão’ instalado em Mato Grosso do Sul, a expectativa de institutos meteorológicos indicam o contrário. Segundo o Cemtec, o próximo trimestre deve ficar mais quente que o normal no Estado. 

Na avaliação do Cemtec, levando em consideração dados coletados nos últimos meses, que mostram chuvas acima da média na região sul e abaixo da média na região norte, além das temperaturas máximas próximas aos 40-43°C, o trimestre deve ser quente e chuvoso.

“A precipitação [de chuvas] deve se manter dentro ou ligeiramente acima da média climatológica em grande parte do estado para o trimestre. Em relação à previsão climática da temperatura do ar, o modelo indica que em Mato Grosso do Sul, as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica”, finaliza. 

calor-umidade-HA-seco
Imagem ilustrativa. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Onda de Calor

Boa parte do Brasil enfrenta onda de calor e todo o território de Mato Grosso do Sul está incluso em alerta meteorológico para a elevação das temperaturas máximas em até 5°C. Em municípios como e e Água Clara, os termômetros chegaram a atingir 40°C.

O alerta de cor vermelha tem grau de grande perigo, o pior entre os alertas emitidos pelo Inmet. A recomendação é para que moradores tomem bastante água, evitem exposição ao sol, especialmente em horários mais quentes do dia. Em caso de emergência é preciso acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199). 

El Niño influencia no aumento das temperaturas

O El Niño é considerado um fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico, por isso, possui uma condição menos previsível para o Estado. Entretanto, a tendência geral é de aumento das chuvas e padrões de temperaturas mais elevados.

De acordo com o Cemtec, o calor extremo se deve à atuação de um bloqueio atmosférico, aliado à atuação do El Niño.

Ainda conforme a previsão, a região do é onde ocorrerão as maiores temperaturas durante a onda de calor. Segundo autoridades, em relação à saúde, é necessária muita hidratação e cuidados com a exposição ao sol.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Polícia

Homem passa mal e morre em motel do Jardim Paulista, em Campo Grande

A vítima não apresentava sinais de violência

Transparência

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Em meio a inquérito do MP, presidente do Legislativo dá canetada e aumenta valor pago para empresa de tecnologia

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno