O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma entidade que oferta profissional para a indústria brasileira. Em , o cancelamento de já pagos tem revoltado estudantes, que não conseguem fazer as aulas. Conforme instituição, cancelamentos ocorrem devido à falta de fechamento de turma na Capital.

Conforme informações de alunos do Senai-MS ao Jornal Midiamax, muitos cursos oferecidos pela instituição são remarcados até serem cancelados. Uma das estudantes, que preferiu não se identificar, deu detalhes sobre a situação que passou.

Aluna afirma ter se matriculado no curso de “Manuseio e Manutenção de Máquinas Reta e Overloque”, mas está sem fazer as aulas até hoje porque o curso foi cancelado.

“Foram anunciados vários cursos de capacitação em várias áreas. Fazemos matrículas, pagamos, é estabelecida uma data para iniciar o curso. No dia previsto, a data muda geralmente com diferença de 30 dias. Ao chega a data, novamente o curso é cancelado. Eles [Senai] pedem mais 30 dias para o reembolso”, explica.

Para a entrevistada, moradora de Campo Grande, a maior frustração é ficar sem fazer o curso de capacitação. “Atrapalha a agenda de nossa vida”, alega.

Cursos não fecham turma

O Jornal Midiamax procurou a instituição para questionar o assunto. Em resposta, o Senai alega que os cancelamentos ocorrem quando o curso não consegue atingir a quantidade de pessoas necessárias para o início das aulas.

“A oferta de cursos de formação profissional no SENAI não obedece um calendário escolar de 200 dias letivos, sendo possível o início de turmas ao longo de todo o ano. Além desta particularidade, a Metodologia Senai de Educação Profissional prevê a formação de profissionais que tenham perfil aderente ao Mercado de e foco no desenvolvimento de competências. Para que essas premissas sejam alcançadas faz-se necessária a formação de turma com um número mínimo de estudantes, de forma a permitir as trocas e agregar a formação do alunado”, diz o Senai-MS.

Assim, instituição reforça que a prorrogação do início do curso ocorre para oportunizar novas matrículas quando não há número suficiente de alunos até então. O cancelamento, então, acontece em último caso.

Reembolso do valor

O Senai-MS diz ainda que, quando ocorre o cancelamento de uma turma, os matriculados são acionados para informar dados bancários para o reembolso do valor já pago. “O prazo máximo para que o reembolso aconteça é de 20 dias, porém, regularmente, o reembolso acontece em prazo menor”, explica.

Questionada sobre a situação, a aluna matriculada afirma que de fato recebeu o reembolso, mas reclama da demora para ter de volta o valor. “A demora é longa. E te oferece outros cursos, mas acontece o mesmo”, diz.

Nesses casos de prorrogação e cancelamento de cursos, o Senai oferece os seguintes canais de atendimento:

Fatec Senai Campo Grande

Faculdade Senai da Construção

  • Telefone: 67 3357-2000
  • WhatsApp: 67 3357-2000
  • Atendimento presencial: R. Caxias do Sul, Esquina com Avenida Rachid Neder – Cruzeiro

SAC Senai

  • Telefone: 0800 7070 745
  • WhatsApp: 67 9.9263-9000

Por esses números também é possível fazer migração de matrículas em cursos correlatos caso haja interesse do matriculado.