A vacinação itinerante contra a Influenza está instalada na Câmara de Vereadores de Campo Grande, nesta quinta-feira (1º), e recebeu até uma presença ilustre durante a manhã.

Quem marcou presença foi o ‘Veio do Rio’ de Campo Grande, Antônio Teruel, de 77 anos, que foi até a Câmara “ajudar na divulgação do ponto” e fazer com que as pessoas se vacinem contra a gripe. Vale lembrar que Campo Grande já está aplicando a vacina para toda a população que tem acima de 6 meses.

De acordo com o secretário de Saúde, Sandro Benites, a previsão é de 500 aplicações neste ponto ainda hoje. Para ele, o ponto é estratégico já que a Câmara tem 800 funcionários, além de vereadores e população do entorno.

gripe
Vacinação está instalada no plenarinho da Câmara (Foto: Anna Gomes/ Jornal Midiamax)

A vacinação está acontecendo no plenarinho e vai até as 10h30 – faz uma pausa para almoço e retorna das 13h às 16h. A movimentação no local é na maioria de funcionários do local e o atendimento é rápido.

É importante ressaltar que durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e de UBSFs (Saúde da Família).

Doses disponíveis

A vacinação contra a gripe continua disponível para toda a população com seis meses ou mais em Campo Grande. Oficialmente o encerramento da campanha nacional de imunização contra a doença estava previsto para ontem, dia 31 de maio.

Conforme informações do Serviço de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o município dispõe ainda de aproximadamente 46 mil doses da vacina contra a gripe em estoque. Desta forma, a aplicação seguirá sendo realizada até que haja doses disponíveis.

A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Prevenção

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.