Mesmo com o aumento de casos positivos de ao longo de dezembro acima de 1.800%, a vacinação em se mantém estável nos primeiros dias de 2023. Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), o destaque na procura dos imunizantes são as doses de reforço, que representam 84,73% das vacinas.

Desde 1º de janeiro, 1.258 doses de imunizantes contra a Covid-19 foram aplicados, sendo 1.066 de reforço entre primeira ou segunda dose. Desse total, 88 foram em crianças entre seis meses e 11 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal ou que receberam a segunda dose.

Na avaliação da Sesau, a aplicação dos imunizantes manteve-se em estabilidade com, aproximadamente, 300 doses por dia, a mesma média diária de doses aplicadas nos últimos meses de 2022.

Aumento de casos

Campo Grande tem testemunhado um aumento exponencial no número de casos positivos de Covid-19 desde dezembro de 2022. 

Conforme os boletins epidemiológicos da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a Capital saiu de 72 entre 6 e 13 de dezembro para 1.384 entre 27 de dezembro e 3 de janeiro. A comparação entre os períodos representa aumento de 1.822.22%.

A SES informa nos boletins que os resultados semanais podem não refletir a realidade de casos recentes, pois parte pode estar ligada a fechamentos de casos de semanas epidemiológicas anteriores.

No último levantamento, divulgado na terça-feira (3), por exemplo, foram reportados 3.189 casos novos, mas 2.192 se referiam a períodos anteriores. Sendo assim, 997 eram consideradas notificações recentes.

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 16 óbitos, sendo oito somente em Campo Grande. Dois bebês de dois anos de idade estão entre as vítimas. Um dos meninos era de e o outro de Dourados. 

Testes estão disponíveis nas 74 unidades de saúde

Testes para identificar o vírus da covid-19 estão disponíveis gratuitamente em 74 unidades básicas de saúde de Campo Grande. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), os exames de Covid-19 são disponibilizados por demanda espontânea e não é preciso agendamento. 

O teste é recomendado para pessoas com sintomas respiratórios, tosse, coriza, febre e dor de cabeça, e o resultado fica pronto em 20 minutos. Nas unidades de saúde, pacientes com caso confirmado recebem orientação e encaminhamento adequado. 

Para pacientes com sintomas da Covid-19, a Prefeitura disponibiliza o serviço de Teleatendimento pelo número 2020-2170. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Aos sábados e feriados, os testes ficam disponíveis somente nas unidades de plantão referenciadas pela Sesau.