A manhã começa quente em cidades de neste sábado (16), com calorão de 33°C enquanto o relógio marca 7h. O Estado está no epicentro da onda de calor extremo, o que influencia na sensação térmica desértica.

Conforme o monitoramento em tempo real do (Instituto Nacional de Meteorologia), altas temperaturas são registradas de norte a sul no Estado. Porto Murtinho alcançou calor de 33,8°C nas primeiras horas do dia. Três Lagoas, na região do bolsão, marca 33,1°C.

Outras partes do mapa também estão em índice crítico, como Corumbá (32,6°C), Jardim (32,2°C), (32°C), (31,7°C), Juti (31,5°C), (31,4°C) e Aquidauana (31°C).

inmet
Estações de monitoramento (Inmet)

Verão mais intenso

Em meio a nova onda de calor que eleva os termômetros em Mato Grosso do Sul, a meteorologia prevê um verão ainda mais quente no Estado em 2024. O prognóstico do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) revela que as chuvas serão abaixo da média. O verão começa na próxima quinta-feira (21).

Normalmente, a média para o trimestre de janeiro a março varia de 500 a 700 milímetros de chuva acumulada, sendo de 400 a 500 mm na região sul, pantaneira e sudoeste. Os gráficos de referência mostram que o volume ficará ligeiramente abaixo da média histórica.

Já as temperaturas devem ficar acima do normal para a estação, marcada por calor, maior disponibilidade de umidade e aumento dos índices pluviométricos.

“A previsão para a temperatura do ar indica que [o trimestre] deve ficar acima do que é esperado, ou seja, um trimestre bem mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul”, descreve o relatório.