Pular para o conteúdo
Cotidiano

UEMS promete revisão em provas de vestibular após grupo apontar erros da Fapec

Movimento coletivo de professores e alunos alega vários erros nas provas organizadas pela Fapec, o que prejudicaria o desempenho de candidatos
Thalya Godoy -
ufms uems vestibular hacker
Capa de prova do vestibular UEMS aponta falta de revisão. (Fala Povo, Jornal Midiamax)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) deve realizar uma revisão independente dos erros apontados na prova do , aplicada a 6.481 candidatos em 26 de novembro. A instituição diz que essa seria uma medida para “prevenir a recorrência dessas falhas”. A avaliação foi alvo de de alunos, professores e de cursinhos pré-vestibular nas redes sociais, que levantaram as hashtags #ForaFapec e #MudaFapec. 

A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) é a banca organizadora dos vestibulares da UEMS e da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para o próximo ano letivo. O movimento chama a atenção para a quantidade de erros nas provas, como falta de revisão ou gabarito incompatível com o conteúdo. 

O grupo alega que esse não é um problema recente nas provas aplicadas pela Fapec e que se repete há anos, o que estaria prejudicando e desmotivando os alunos. 

Um dos objetivos do movimento coletivo de pelo menos 70 professores é abrir um diálogo com os reitores das universidades, Marcelo Turine (UFMS), e Laércio de Carvalho (UEMS), para debater sobre os problemas observados na prova. 

Milhares de candidatos prestaram vestibulares organizados pela Fapec. Imagem Ilustrativa. (Divulgação/Fapec)

Em nota ao Midiamax, a UEMS afirmou que se comprometeu a receber os representantes do movimento #MudaFapec no dia 22 de dezembro, na Cidade Universitária do município de , sede administrativa da universidade. A data seria a disponível no cronograma de atendimentos da gestão da UEMS.

Além disso, poderão participar da reunião até 10 pessoas que deverão confirmar a presença no e-mail reitoria@uems.br, até o dia 15 de dezembro de 2023.

“O objetivo é estabelecer um canal de diálogo para que os argumentos apontados nas redes sociais sejam ouvidos e registrados institucionalmente”, afirmou a UEMS em nota. 

O assunto foi debatido pelo Conselho Gestor da UEMS, instância administrativa e deliberativa de apoio à Reitoria, após a grande repercussão do assunto nas redes sociais e na imprensa na última terça-feira (5), quando foram feitas diversas marcações e compartilhamentos sobre o assunto. 

O Midiamax solicitou uma nota de posicionamento da UFMS sobre o assunto na última segunda-feira (5), mas até o momento não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestações. 

Erros na capa e de conteúdo

Levantamento feito por integrantes do movimento coletivo apontam erros em pelo menos dez questões na prova da UEMS e quatro na da UFMS. 

O Midiamax teve acesso a imagens das provas aplicadas nos vestibulares das duas universidades públicas. Já na capa da avaliação da UEMS, por exemplo, há um erro de digitação sobre a quantidade de questões, o que apontaria a falta de revisão. A prova prevê cinco alternativas, mas na pergunta 39 há apenas quatro. 

fapec
Movimento aponta erros em provas (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Já na prova da UFMS, a questão 32 não teria alternativa correta. Na pergunta 34, as alternativas A e B poderiam ser consideradas corretas. 

A estudante Monique Mariê de Moura Righetti, de 23 anos, presta os vestibulares da UFMS e UEMS de medicina desde 2019 e relembra que há anos observa erros nas provas. 

“As questões são mal feitas e mal elaboradas. Eles tem um ano pra fazer a questão é revisar e você vê erros logo na capa. A gente não acredita nem que aquela prova é revisada, é feita em cima da hora. O artigo que foi usado de jornal foi publicado no fim de novembro e a prova foi agora em dezembro, então foram só alguns dias para elaborar a questão”, ela argumenta. 

Fapec foi alvo de ataque hacker

fapec
Ataque hacker no site da Fapec (Reprodução, X)

A Fapec foi alvo de ataque hacker, na tarde de terça-feira (5), devido aos erros nas provas do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de MS). O ataque foi reivindicado pelo hacker Low Profile, intitulado como da ‘Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous’. O site fapec.org ficou fora do ar por mais de 16 horas.

“Esta mensagem é para alertá-los sobre a nossa insatisfação e inconformidade com a realização da prova que ocorreu recentemente. Em nome de todos os candidatos que prestaram o exame por meio da FAPEC, queremos expressar nossa profunda frustração e sentimento de lesão de direitos. É extremamente decepcionante constatar que a prova, supostamente desenvolvida por uma organização renomada como a de vocês, está repleta de erros graves”, traz e-mail encaminhado ao Jornal Midiamax.

A Fapec informou que a tentativa de ataque ao “site foi imediatamente identificada e bloqueada, todas as medidas pertinentes foram e estão sendo tomadas por nossa equipe técnica”.

“O site fapec.org é um site de caráter informativo e institucional, não havendo nenhum tipo de violação, sendo garantida a segurança e proteção dos dados”, diz nota.

Já na manhã desta quarta-feira (6), o site da Fapec funcionava normalmente. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano