Pular para o conteúdo
Cotidiano

UEMS promete revisão em provas de vestibular após grupo apontar erros da Fapec

Movimento coletivo de professores e alunos alega vários erros nas provas organizadas pela Fapec, o que prejudicaria o desempenho de candidatos
Thalya Godoy -
ufms uems vestibular hacker
Capa de prova do vestibular UEMS aponta falta de revisão. (Fala Povo, Jornal Midiamax)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) deve realizar uma revisão independente dos erros apontados na prova do , aplicada a 6.481 candidatos em 26 de novembro. A instituição diz que essa seria uma medida para “prevenir a recorrência dessas falhas”. A avaliação foi alvo de de alunos, professores e de cursinhos pré-vestibular nas redes sociais, que levantaram as hashtags #ForaFapec e #MudaFapec. 

A (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) é a banca organizadora dos vestibulares da UEMS e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para o próximo ano letivo. O movimento chama a atenção para a quantidade de erros nas provas, como falta de revisão ou gabarito incompatível com o conteúdo. 

O grupo alega que esse não é um problema recente nas provas aplicadas pela Fapec e que se repete há anos, o que estaria prejudicando e desmotivando os alunos. 

Um dos objetivos do movimento coletivo de pelo menos 70 professores é abrir um diálogo com os reitores das universidades, Marcelo Turine (UFMS), e Laércio de Carvalho (UEMS), para debater sobre os problemas observados na prova. 

Milhares de candidatos prestaram vestibulares organizados pela Fapec. Imagem Ilustrativa. (Divulgação/Fapec)

Em nota ao Midiamax, a UEMS afirmou que se comprometeu a receber os representantes do movimento #MudaFapec no dia 22 de dezembro, na Cidade Universitária do município de , sede administrativa da universidade. A data seria a disponível no cronograma de atendimentos da gestão da UEMS.

Além disso, poderão participar da reunião até 10 pessoas que deverão confirmar a presença no e-mail reitoria@uems.br, até o dia 15 de dezembro de 2023.

“O objetivo é estabelecer um canal de diálogo para que os argumentos apontados nas redes sociais sejam ouvidos e registrados institucionalmente”, afirmou a UEMS em nota. 

O assunto foi debatido pelo Conselho Gestor da UEMS, instância administrativa e deliberativa de apoio à Reitoria, após a grande repercussão do assunto nas redes sociais e na imprensa na última terça-feira (5), quando foram feitas diversas marcações e compartilhamentos sobre o assunto. 

O Midiamax solicitou uma nota de posicionamento da UFMS sobre o assunto na última segunda-feira (5), mas até o momento não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestações. 

Erros na capa e de conteúdo

Levantamento feito por integrantes do movimento coletivo apontam erros em pelo menos dez questões na prova da UEMS e quatro na da UFMS. 

O Midiamax teve acesso a imagens das provas aplicadas nos vestibulares das duas universidades públicas. Já na capa da avaliação da UEMS, por exemplo, há um erro de digitação sobre a quantidade de questões, o que apontaria a falta de revisão. A prova prevê cinco alternativas, mas na pergunta 39 há apenas quatro. 

fapec
Movimento aponta erros em provas (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Já na prova da UFMS, a questão 32 não teria alternativa correta. Na pergunta 34, as alternativas A e B poderiam ser consideradas corretas. 

A estudante Monique Mariê de Moura Righetti, de 23 anos, presta os vestibulares da UFMS e UEMS de medicina desde 2019 e relembra que há anos observa erros nas provas. 

“As questões são mal feitas e mal elaboradas. Eles tem um ano pra fazer a questão é revisar e você vê erros logo na capa. A gente não acredita nem que aquela prova é revisada, é feita em cima da hora. O artigo que foi usado de jornal foi publicado no fim de novembro e a prova foi agora em dezembro, então foram só alguns dias para elaborar a questão”, ela argumenta. 

Fapec foi alvo de ataque hacker

fapec
Ataque hacker no site da Fapec (Reprodução, X)

A Fapec foi alvo de ataque hacker, na tarde de terça-feira (5), devido aos erros nas provas do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de MS). O ataque foi reivindicado pelo hacker Low Profile, intitulado como da ‘Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous’. O site fapec.org ficou fora do ar por mais de 16 horas.

“Esta mensagem é para alertá-los sobre a nossa insatisfação e inconformidade com a realização da prova que ocorreu recentemente. Em nome de todos os candidatos que prestaram o exame por meio da FAPEC, queremos expressar nossa profunda frustração e sentimento de lesão de direitos. É extremamente decepcionante constatar que a prova, supostamente desenvolvida por uma organização renomada como a de vocês, está repleta de erros graves”, traz e-mail encaminhado ao Jornal Midiamax.

A Fapec informou que a tentativa de ataque ao “site foi imediatamente identificada e bloqueada, todas as medidas pertinentes foram e estão sendo tomadas por nossa equipe técnica”.

“O site fapec.org é um site de caráter informativo e institucional, não havendo nenhum tipo de violação, sendo garantida a segurança e proteção dos dados”, diz nota.

Já na manhã desta quarta-feira (6), o site da Fapec funcionava normalmente. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na França, Bayrou apresenta renúncia após ser derrotado em voto de confiança no Parlamento

Poeta sul-mato-grossense, Dora Ribeiro será tema de encontro do clube de leitura da ASL

Caminhão causa tumulto ao derrubar fios e padrões na região central de Campo Grande

PASTOR MIRIM PONTA PORÃ

VÍDEO: Após caguetar ‘Cléber’, pastor mirim faz casal de Ponta Porã chorar com ‘revelação’

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

Empreiteira asfaltou bairro onde mora prefeito preso por fraudar licitação em Terenos

Esposa de ex-premiê do Nepal morre queimada em protestos, diz jornal

Últimas Notícias

Cotidiano

“Meu Detran MS”: Aplicativo reúne principais serviços e já está disponível para download

Plataforma oferece atendimento facilitado e disponível 24h

Polícia

Ao descumprir medida protetiva, homem morre baleado pela PM no Jardim Nashville

O homem estava armado com uma faca e uma tesoura

Cotidiano

No coração da periferia do Lageado, escola serve de farol para ‘pequenos gênios’ da ciência

Inclusive, há uma história peculiar na nomeação da escola, ligada ao padre italiano que deu nome à instituição e passou a maior parte da vida em paróquias da Capital

Transparência

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Henrique Budke é apontado como chefe de uma organização criminosa que fraudou licitações de R$ 15 milhões em um ano