O comando do Pelotão da PMA ( A,biental) de , autorizado pelo Comando do Batalhão em Campo Grande, a AGESUL, por interveniência do Estadual Estrada Viva, e o Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentáve, da Universidade Estadual de (UEMS), onde atualmente localiza-se a sede do Programa Estrada Viva, em parceria da UEMS com a AGESUL, no município de Aquidauana, fecharam pareceria para o recebimento e atendimento a todos os animais procedentes de capturas e resgates efetuados pela PMA, mesmo que tenham sido em rodovias federais, tais como, a BR 262 e 419.

Segundo a PMA, no centro, coordenado pelo Professor Dr. Afrânio José Soriano Soares, ficam médicos veterinários da UEMS e do Projeto Estrada Viva, que além de atenderem os animais e avaliarem as condições para possível soltura imediata na natureza, também se encarregarão de todos os cuidados com os bichos e encaminhamento ao CRAS, assim que possível.

No dia último 13, dois animais, sendo uma arara-canindé e uma gavião carijó feridos foram entregues ao CEMAP, receberam atendimento e já se encontram no CRAS, na Capital. No ano passado (2022), Policiais Militares Ambientais do Estado capturaram e resgataram 1.904 animais silvestres e 2.841 em 2021 e todos necessitaram de avaliação, nem que fosse para a soltura imediata.

Ainda de acordo com a PMA, um dos grandes problemas para a Polícia Militar Ambiental no interior é a dificuldade de atendimentos médicos veterinários, especialmente, aos animais vítimas de acidentes, para a estabilização da saúde, até sua remoção ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, mas também para animais feridos, mesmo em estados menos graves, advindos das capturas nos perímetros urbanos pela PMA.