O tradicional Drive-thru da promovido pela FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) acontece a partir da próxima quinta-feira (19), no estacionamento do Bioparque Pantanal, nos Altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. O evento chega a 10ª edição, das 9h às 18h.

O objetivo é reforçar a conscientização do descarte correto de resíduos, como o óleo. Na última edição, cerca de 40 toneladas de materiais reciclados foram coletados. Segundo a prefeitura, continuam sendo coletados: papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônico, tecido, banner e lona, medicamento vencido, lâmpada, pilha, bateria, dentre outros.

Também para o incentivo da solidariedade, estará sendo arrecadado ração, acessórios, medicamentos para pet, peças de roupas, calçados, alimentos não perecíveis, material de construção e tudo que estiver em boas condições de uso. O material arrecadado é repassado às famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta edição, com a proximidade do Natal, o FAC estará recebendo de brinquedos.

A programação contará com uma série de atividades educativas e culturais, atrações musicais, ambiente da leitura, praça de alimentação e oferta de mudas de árvores frutíferas às pessoas que realizarem o descarte. Além disso, serão distribuídos outros brindes para quem praticar o descarte correto e consciente.

Comparando os dados das últimas edições, cerca de 1,6 bilhão em litros de água foram preservados devido ao descarte correto. “Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos d’água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo. A cada um quilo de medicamentos descartados no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água”, descreve prefeitura.

O drive estará aberto até o sábado (21). A prefeitura disponibilizou o telefone (67) 2020-1361 para mais informações.