Moradores de um condomínio, no bairro Pioneiros, em Campo Grande, vivem preocupados com as mortes de gatos por suspeita de envenenamento.

De acordo com uma moradora que não quis se identificar, os corpos dos felinos são encontrados pelo condomínio pelo menos desde 2019. 

“Tem que olhar pelos coitadinhos, aqui tem vários gatos, em vários condomínios tem, não há como isolar o condomínio, mas sempre teve isso. Se não faz nada, vai continuar matando”, ela lamenta.

A protetora dos animais ainda acrescenta que é difícil pegar em flagrante quem estaria fazendo isso por falta de imagens de câmeras de segurança e que os moradores não procuraram fazer o boletim de ocorrência para que a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pudesse fazer as investigações.

O crime de maus-tratos contra cães e gatos pode render reclusão de dois a cinco anos, além de multas e proibição da guarda.

Onde denunciar?

Para denunciar crimes contra animais, o cidadão pode comparecer na Decat, na Rua Sete de Setembro, nº 2.421, Centro de Campo Grande.

Caso a pessoa tenha fotos e vídeos que comprovem o crime, a recomendação é levar as mídias armazenadas em um pen drive para que possam ser periciadas.

Denúncias também podem ser enviadas para o e-mail denuncias.decat@pc.ms.gov.br.