O Centro Obstétrico da Santa Casa de Campo Grande continua superlotado nesta quinta-feira (29, com todos os leitos ocupados e pacientes, incluindo recém-nascidos e mães em trabalho de parto aguardando vaga.

O problema pontual se repete, apesar de inúmeros avisos de lotação em outros setores. Segundo a atualização dos dados do hospital, todos os 33 leitos de internação SUS (Sistema Único de Saúde) estão ocupados.

Entre os pacientes, um recém-nascidos aguarda vaga na terapia intensiva neonatal, outro bebê aguardando para ir para UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais), duas puérperas, um binômio mamãe-bebe, três cesáreas encaminhadas e mais três em admissão. O hospital relata que há acompanhamento de profissionais para todos.

Ainda no setor, três pacientes estão aguardando leito de enfermaria e outros três em observação.

Situação recorrente

No dia 18 de maio, o hospital havia informado que a lotação estava normalizada, após uma semana de ‘ponto de colapso’ da maternidade, com mais de nove gestantes estavam internadas, quatro recém-nascidos aguardado leitos especializado, atendendo acima da capacidade técnica.