A infestação de escorpião e criadouros de mosquitos-da-dengue preocupam pais de alunos matriculados na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) do Parque dos Novos Estados, em Campo Grande. A Rua Cataguáses, lateral à creche, está tomada por entulho, com sofás, guarda-roupa e galhos de árvores.

Conforme uma mãe, que preferiu não se identificar, há mais de 30 dias o acúmulo de entulho se concentra na lateral da creche. “Não tenho condições de mandar limpar do meu bolso, senão tinha pago. Nesse calor é um perigo com escorpião”, disse a vendedora de 35 anos.

Outro morador diz que pessoas teriam despejado lixo durante a noite. Imagens mostram que o entulho se prolonga por toda a calçada. “Não tem como fiscalizar, às vezes, vem de madrugada ou quando todo mundo está trabalhando”.

Segundo a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), a limpeza está na programação para atendimento nos próximos dias.

Vale lembrar que o descarte de lixo na via pública é crime ambiental. Denúncias de irregularidades podem ser registradas pelo canal Fala CG e telefone 156.

Nos Ecopontos, é permitido fazer o descarte gratuito de resíduos recicláveis, como o metal, plástico, vidro, papel e papelão, resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos, por exemplo, geladeiras, móveis e madeiras, e resíduos provenientes de poda de árvores ou galhadas. O limite de descarte é de um metro cúbico por usuário do sistema e funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18h.

  • Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no bairro Panamá.
  • Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga, esquina com Guarulhos, no bairro Noroeste.
  • Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no bairro Nova Lima.
  • Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no bairro União.
  • Ecoponto Moreninhas: localizado na Rua Copaíba, entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no bairro Moreninhas.

Confira o vídeo: