Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sob sol forte e baixa umidade, candidatos em concurso da PM desmaiam e reclamam de espera em TAF

Vídeos mostram candidatos desmaiando e até aguardando atendimento do Samu
Priscilla Peres -
Candidatos desmaiaram sob sol forte (Foto: Reprodução/Fala Povo)

Candidatos do concurso para de Mato Grosso do Sul têm enfrentado dificuldades na realização do TAF (Teste de Capacidade Física), devido ao sol forte e baixa umidade relativa do ar. Vários estão madrugando na fila para tentar realizar a prova mais cedo e evitar o sol, mas relatam demora entre as baterias.

Diversos candidatos entraram em contato com o Jornal Midiamax para relatar sobre as condições extremas do clima, aliado a longas horas de espera pela vez de correr. Também há vários relatos de pessoas passando mal e desmaiando durante a prova.

Em um dos vídeos enviado ao Jornal Midiamax, dois candidatos desmaiaram próximo a terminar a prova, nesta quinta-feira (3). Em outro vídeo, um candidato desmaiado aguarda chegada de equipe do Samu, no meio da pista e outros questionam sobre a demora no atendimento.

Nas provas femininas, realizadas na quarta-feira (2), também há diversos relatos de desmaios de candidatas. “Pessoal ta madrugando na fila para não correr no sol forte, mas acaba esperando muitas horas. Teve gente que chegou às 6h e foi correr quase 11h”.

Mato Grosso do Sul vive dias de clima extremo, com altas temperaturas e baixa umidade do ar. De acordo com o Cemtec/MS, na quarta-feira (2), registrou temperatura máxima de 32,7°C e umidade relativa do ar em 20%.

TAF é a penúltima etapa do concurso público

Candidatos do concurso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul devem passar por cinco etapas, sendo que o exame de capacidade física é o 4º. Todas as etapas são eliminatórias, o que significa que os convocados para o TAF já passaram pela prova escrita, exame de aptidão mental e exame de saúde.

O TAF está sendo realizado entre os dias 2 e 5 de agosto, sendo que o resultado deve ser publicado no dia 31 de agosto. O resultado final do concurso está programado para sair em 2 de outubro, segundo o edital 37/2023.

As exigências do TAF incluem para homens, flexão e extensão de membros superiores na barra fixa, flexão abdominal, carl-up e corrida de 12 minutos. Para as mulheres, flexão de braços no solo (exercícios de apoio), flexão abdominal, carl-up, corrida de 12 minutos.

O concurso ofertou 520 vagas para os cargos de soldado e oficial, com inicial de R$ 2.252,25 e R$ 4.826,75, respectivamente.

Candidatos madrugaram em fila (Fala Povo, Midiamax)

O que diz a Polícia Militar

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a PM de Mato Grosso do Sul afirma que o TAF é de caráter eliminatório e aplicado sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional. Sendo, que a Comissão técnica da PM “apenas auxilia no processo avaliativo”.

Confira a nota na íntegra:

O Exame de Capacidade Física do concurso Público para ingresso nos de formação de soldados, e formação de oficiais, da PMMS, é de caráter eliminatório, aplicado por profissionais habilitados, sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), banca organizadora de todo o concurso, e supervisionado pela Comissão Organizadora.

A Comissão Técnica designada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, apenas auxilia no processo avaliativo, com aferição da execução dos exercícios, cuja função é permitir a avaliação de padrões de força, coordenação, agilidade, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, potência muscular, capacidade aeróbica, anaeróbica e de velocidade, com vista à aferir o condicionamento físico do candidato para suportar os exercícios físicos a que será submetido durante o curso de formação e a resistência necessária para o desempenho da função militar.

Quaisquer questionamentos sobre eventualidades na data, horário e/ou condições de aplicação do teste cabem à banca organizadora.

SAD alega que datas são estabelecidas previamente

A SAD (Secretaria Estadual de Administração) afirma em nota que o cronograma de etapas do referido concurso é estabelecido e divulgado via edital antecipadamente.

“Diante da estrutura necessária para a realização deste e do fato que muitos candidatos são oriundos de outras cidades e estados, não é possível adiar ou cancelar as avaliações previamente agendadas. As etapas, dos concursos são desenvolvidas de modo a oferecer a estrutura necessária de avaliação ao candidato para que haja total no processo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

A Perícia da Polícia Civil está no local

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena