A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai abrir procedimento interno para investigar o óbito de uma menina de 4 anos, que morreu na madrugada de sábado (10). A criança foi atendida em uma unidade básica de saúde e dispensada após aplicação de dipirona.

“A Secretaria deverá abrir um procedimento interno para apurar as circunstâncias em que se deu o atendimento e a Sesau se coloca à disposição da família para eventuais esclarecimentos”, informou o Município. 

Após o atendimento na unidade básica de saúde, a família foi orientada a levar a menina de volta para casa e deixá-la sob repouso. No entanto, no mesmo dia, a criança voltou a passar mal e foi levada para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O quadro clínico se agravou e a menina não resistiu e morreu no local, mesmo após tentativas de reanimação da equipe médica. 

“Cabe ressaltar que, no caso descrito, a criança apresentava sintomas respiratórios leves, não havendo um diagnóstico definitivo. Nestas situações, recomenda-se fazer o acompanhamento ambulatorial com sintomas persistentes e, em caso de eventual agravamento, buscar atendimento de urgência. Algumas doenças podem evoluir rapidamente, exigindo internação hospitalar para tratamento adequado”, acrescentou a Sesau.