A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aprovou o Protocolo de Prevenção de Quedas no núcleo de segurança do paciente. Documento foi publicado no Diogrande desta quarta-feira (22) e, segundo secretaria, tem objetivo de reduzir as ocorrências de quedas de pacientes e o dano durante o atendimento nos serviços de saúde por meio da sensibilização e educação de pacientes, familiares e profissionais.

Conforme a prefeitura, protocolo serve para dar orientações internas e será aplicado em todos os estabelecimentos de assistência à saúde que realizam procedimentos, terapêuticos ou de diagnósticos, da rede municipal.

“As quedas representam os principais eventos adversos a serem prevenidos nos estabelecimentos de assistência à saúde devido ao seu elevado potencial de causar danos aos pacientes, estando presente nos variados níveis de atenção à saúde e também no domicílio dos pacientes”, justifica o documento.

Dessa forma, documento reúne série de medidas para prevenir esses acontecimentos, como orientação a pacientes e familiares, formas seguras de transporte de pacientes, identificação de fatores que causam riscos, etc. Além disso, cada profissional, do quadro clínico até equipe de limpeza, é orientado a agir perante o protocolo.

Documento foi elaborado pela Comissão do Protocolo de Quedas e pode ser acessado na íntegra neste link ou no documento abaixo.