A SES (Secretaria de Estado de Saúde) vai antecipar a vacinação da primeira fase da vacina Pfizer Bivalente, em Mato Grosso do Sul, antes da Campanha Nacional de Imunização contra Covid, prevista para o dia 27 de fevereiro de 2023.

Segundo a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, municípios do Estado poderão começar a aplicar a vacina na terça-feira (14).

“Nós já conversamos com o Ministério da Saúde, considerando que vamos receber hoje mais de 32 mil doses da vacina Bivalente e na próxima segunda-feira (13) mais 209 mil doses do imunizante. Vamos fazer a entrega desta vacinar ainda na segunda-feira aos 79 municípios e eles poderão iniciar a vacinação deste público já terça-feira (14)”, disse.

Integram a primeira fase dos indivíduos aptos a se vacinarem: Idosos a partir de 70; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; abrigados e trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos, comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas e profissionais da saúde.

A vacina Bivalente deve ser usada somente para dose de reforço. O esquema vacinal para os grupos prioritários, será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (Reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Recebimento das doses da bivalente

O Ministério da Saúde vai enviar 242.196 doses Pfizer Bivalente para MS e a primeira remessa deve chegar nesta sexta-feira (10). Neste primeiro envio, MS recebe 32.400 dose.

O outro carregamento chega na próxima segunda-feira (13), com 209.796 doses. A bivalente chega em voo solidário até às 17h, na sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, da SES (Secretaria Estadual de Saúde), nos respectivos dias.