Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem novos conselhos, empossados devem ser distribuídos pelos que já existem em Campo Grande

Representantes realizaram protesto pedindo criação de novos conselhos durante última sessão na Câmara Municipal de Campo Grande
Anna Gomes, Gabriel Neves -
Câmara municipal campo grande conselhos
Imagem ilustrativa. (Divulgação)

deve distribuir os novos conselheiros tutelares entre as unidades já existentes. Isso porque a criação dos novos conselhos, prometida após decisão judicial, ainda não ocorreu.

A informação pariu da presidente da Comissão dos Direitos das Crianças e adolescentes da OAB, Maria Saldanha, durante protesto realizado na Municipal.

Maria e conselheiros tutelares se reuniram na Casa de Leis durante a última sessão do ano para protestas contra o atraso na medida.

A expectativa é que os vereadores votassem a criação dos novos conselhos ainda hoje. Entretanto, o executivo não enviou o projeto para análise.

“Prometeram que criariam três novos conselhos, pelo que fiquei sabendo vão dar posse aos conselheiros e distribuir pelas unidades já existentes, o que não é o ideal”, disse Saldanha.

Ausência do projeto gera protesto

Sem o projeto pautado para votação, conselheiros ali reunidos realizaram um protesto contra o Executivo. Os conselheiros que atuam nas unidades reclamaram da alta demanda.

Segundo eles, somente na região sul de Campo Grande, que engloba bairros como o Aero Rancho, foram 900 denúncias recebidas da Semed (Secretaria Municipal de Educação), para análise somente nos primeiros 15 dias de dezembro.

Maria Saldanha explica que Campo Grande necessito de, ao menos, oito conselhos tutelares, mas possui apenas cinco. “Precisamos de um a cada 100 mil habitantes. Quem perde são as crianças”, resumiu.

Campo Grande deve criar três novos conselhos

Durante a última sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Campo Grande, era esperado o encaminhamento do projeto do Executivo para a criação de três novos conselhos tutelares.

O presidente da Câmara, vereador (PSB), confirmou que a proposta não está entre os projetos encaminhados ainda nesta terça pelo Executivo.

A Prefeitura de Campo Grande recebeu ordem judicial para promover a criação dos três Conselhos Tutelares. O município ainda recorreu, mas no dia 17 o desembargador Alexandre Bastos deu a decisão final.

Conforme a decisão, foram indeferidos os pedidos para que seja realizada uma audiência de conciliação. É mantida determinação para que em 60 dias sejam implantados mais três Conselhos Tutelares.

Desta forma, Campo Grande contará com 8 unidades, que devem ser estruturadas com no mínimo um automóvel, 5 computadores, uma impressora, um refrigerador e um bebedouro cada.

Ainda devem contar as unidades com mobiliário para acomodação dos conselheiros, servidores e público, telefones sem fio, aparelhos de ar condicionado, ventiladores e material lúdico.

Ação tramita desde 2018

Na peça, o desembargador relembra que a ação civil pública foi proposta em 2018. Tutela provisória de urgência foi concedida, mas foi interposto agravo de instrumento contra a decisão inicial.

Assim, foram realizadas audiências.

“Este Relator, por longos cinco anos, não tem medido esforços para resolução amigável entre as partes e, de outro lado, com renitência do poder público em cumprir o que expressamente se comprometeu a fazer (em duas outras audiências realizadas, quando do Agravo de Instrumento), o que justifica o indeferimento do pedido posto neste recurso para uma terceira audiência”, pontua o desembargador.

“A omissão do poder público, como visto na cronologia do capítulo anterior (o da designação de audiência de conciliação) é manifesta, vez que faz cinco anos que o recorrente se comprometeu a cumprir, exatamente no que posto na sentença que ora se recorre”, diz ainda trecho da peça.

Por fim, o desembargador negou pedido de nova audiência de conciliação, mantendo a decisão inicial. Ele ainda levantou o sigilo dos autos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dua Lipa encanta fãs ao mandar mensagem em português sobre nova turnê

Virou pai? Ex-BBB Davi Brito anuncia adoção de menino: ‘Meu filho’

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Diretor da PF irá incluir ameaças de Eduardo Bolsonaro em inquérito

‘Quando acordei tinha policiais no quintal’, disse morador onde assassino de Leonardo se escondeu

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Ônibus usado volta a Campo Grande para Consórcio Guaicurus requentar ‘teste ecológico’

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é esfaqueada no abdômen por confeiteira e tem vísceras expostas em Campo Grande

Suspeita foi presa em casa e negou o crime

Le Blog Maria Antonia

Turnê de Billie Eilish vai virar filme em 3D dirigido por James Cameron

Billie Eilish surpreendeu os fãs com uma revelação cinematográfica de peso!

Política

Senadores embarcam para missão nos EUA na sexta-feira

Reuniões com representantes da presidência norte-americana começam dia 28 de julho

Mundo

Entre os 50 do mundo: João Fonseca registra melhor posição da carreira no ranking da ATP

Brasileiro manteve os 1.116 pontos e subiu de posição mesmo sem entrar em quadra