Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sejusp pede 13 terrenos à União para construção de Centro de Atendimento à Criança em Campo Grande

Construção de novo espaço foi prometida após repercussão do caso Sophia
Fábio Oruê, Thalya Godoy -
sejusp
Terreno onde será construído Centro de Atendimento (Foto: Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

Após a repercussão do caso Sophia, no começo deste ano, o Governo do Estado decidiu construir um Centro de Atendimento à Criança, em frente à Casa da Mulher Brasileira, e seu processo de implantação já está em andamento.

O local direcionado ao atendimento de menores de idade será construído em uma área pertencente à União. De acordo com o secretário-adjunto da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Coronel Ary Carlos Barbosa, são 13 terrenos.

A Sejusp está pedindo a doação das áreas, que devem ter cerca de 3 mil m² e 1,1 mil m² de área construída. “Como o terreno é da União, a gente precisa justificar o motivo, para que a gente quer o terreno, fazer um projeto e pedir para a SPU [Superintendência do Patrimônio da União]”, explica ele ao Jornal Midiamax.

Como parte do processo, a Sejusp já encaminhou o projeto para a SAD (Secretaria de Estado de Administração), que irá fazer o pedido para a SPU. De acordo com Barbosa, dois terrenos estão atualmente em leilão e a União vai encerrá-los para doar ao Estado.

sejusp
Terreno pertence à União (Foto: Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

A obra está orçada em R$ 7 milhões e, apesar de ainda não ter prazo concreto para inauguração, segundo o adjunto, quando os terrenos estiverem regularizados, as obras devem durar cerca de 7 meses.

Em reunião em fevereiro, o secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira, disse ao Jornal Midiamax que com urgência está sendo usada uma sala da Casa da Mulher Brasileira para atendimento 24 horas de crianças e adolescentes, vítimas de violência.

Ainda segundo ele, no local, meninos também passarão a ser atendidos, já que em casos de violência, os meninos eram atendidos nas Depacs e as meninas na Deam.

Desde março, uma sala do Imol está em funcionamento no local, com cinco médicos legistas e três agentes de polícia científica para auxiliar nos exames. O atendimento é para facilitar os exames de mulheres vítimas de violência doméstica, como também de crianças e adolescentes.

Caso Sophia

Sophia morreu aos 2 anos, na noite do dia 27 de janeiro. Ela foi levada pela mãe a um posto de saúde, onde as médicas que atenderam a menina constataram que ela já estava morta há pelo menos quatro horas. 

O casal ainda tentou alterar as provas da morte da menina para enganar a polícia. A preventiva foi decretada no dia 28 de janeiro. Tanto a mãe como o padrasto de Sophia foram presos e já indiciados pelo crime. 

Em sua decisão, o magistrado afirmou que: “A prisão preventiva se justifica, ainda, para preservar a prova processual, garantindo sua regular aquisição, conservação e veracidade, imune a qualquer ingerência nefasta do agente. Destaca-se que, conforme noticiado nos autos, a criança somente foi levada para o Pronto Socorro após o período de 4 horas de seu óbito, o que evidencia que os custodiados tentaram alterar os objetos de prova.”

O ainda citou que caso o casal fosse solto, haveria a possibilidade de tentativa de alteração de provas “para dificultar ou desfigurar demais provas”. O casal foi levado para unidades penitenciárias, sendo a mulher para o interior do Estado e o padrasto da menina para a Gameleira de Segurança Máxima. 

A menina passou por vários atendimentos em unidades de saúde, entre eles febres, vômitos, queimaduras e tíbia quebrada. Em menos de 3 meses, a criança foi atendida diversas vezes sem que nenhum relatório fosse repassado sobre os atendimentos a menina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Hackers invadem site da prefeitura de Japorã e publicam fake news sobre morte de Lula 

Últimas Notícias

Polícia

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

João Vilela foi retirado durante um dos testemunhos a pedido de vítima sobrevivente

Le Blog Maria Antonia

Por dentro do jato de luxo do Catar oferecido ao presidente Donald Trump

Fotos do avião mais luxuoso do mundo, um ‘palácio voador’, que o Qatar deu de presente para Erdogan e que ofereceu agora ao governo americano. Não está claro se o avião passou por alguma alteração interna ou externa. O avião precisará de alterações adicionais para atender aos requisitos de aeronaves presidenciais, informou o The Wall … Continued

Famosos

Virginia Fonseca se pronuncia após depor na CPI das Bets: “Me senti acolhida”

Influenciadora agradeceu aos senadores e advogados por fazê-la se sentir "acolhida e respeitada"

Transparência

Governo prorroga prazo de audiência e consulta pública da parceria público-privada do HRMS

Proposta visa melhorar o serviço de atendimento médico com a ampliação de leitos e melhorias na infraestrutura