Segundo câncer que mais mata homens serve de alerta sobre a importância da prevenção
Além do toque retal, exame de próstata também pode ser feito pelo sangue e ultrassonografia
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Campanha do Novembro Azul já começou em Mato Grosso do Sul, com ações dedicadas exclusivamente à saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. Sendo o 2º câncer que mais mata, as estatísticas servem de ‘alerta vermelho’ para deixar o preconceito de lado e ter um olhar melhor para a saúde.
“É importante que os homens se conscientizem que é fundamental cuidar da sua saúde como um todo. E quanto mais precoce é o diagnóstico do câncer, maiores as chances de cura da doença. Por isso, não deixe o medo e a desinformação afetar sua saúde. A prevenção é sempre a melhor escolha”, diz o urologista do Hospital da Unimed, Thiago Frainer, ao Jornal Midiamax.
Conforme a estimativa 2023-2025 do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais incidente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A previsão é de 71.730 novos casos desse tipo no Brasil e, em Mato Grosso do Sul, estão previstos 1.230 casos novos por ano desta neoplasia. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.
“O câncer de próstata tem uma alta taxa de mortalidade. Estima-se que cerca 16 mil homens morram em decorrência da doença no Brasil”, alerta Frainer à reportagem.
Estágios do câncer de próstata
O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente. “As consequências do tumor dependem do estágio da doença e podem variar”, afirma o urologista ao Jornal Midiamax.
Nos estágios iniciais a doença é silenciosa e os principais sintomas de alerta são:
- Dificuldade para urinar;
- Necessidade de urinar mais frequentemente;
- Dor ou saída de sangue ao urinar;
- Perda de peso acentuada e dores nos quadris ou região lombar.
Segundo o Inca, além disso, fazem parte do grupo de risco homens que:
- Possuem histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos).
- Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
- Obesidade.
- Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.
Exame de sangue substitui toque retal?
Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os homens que ainda têm algum tipo de preconceito em relação ao toque retal. Porém, o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), pelo sangue, não é um marcador tumoral perfeito, por não ser um exame específico para detectar o câncer de próstata.
Alguns tumores pequenos podem não apresentar mudanças significativas dos níveis de PSA. Ou seja, não serão identificados por este tipo de exame e, por isso, o toque é mais eficaz.
PSA
É um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis tem níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
Toque retal
Com este exame, o médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido e pode causar apenas um leve desconforto.
Ultrassonografia
A ultrassonografia ou ecografia da próstata serve para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.
Exame gratuito em Campo Grande
Por conta do Novembro Azul, o HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão), em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realizará exames PSA gratuitamente em homens de 45 a 75 anos.
Os interessados podem procurar o Hospital de Câncer de Campo Grande, na Rua Marechal Rondon, nº 1053, a partir do dia 7 de novembro, com os seguintes preparos:
- Jejum de 4 horas
- Sem relação sexual por 72h (3 dias)
- Sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc.)
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas (100 por dia), a partir das 5h no HCAA.
Neste ano, com a parceria da Sesau, os resultados deverão ser retirados diretamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima, em 7 dias. No local, o exame será analisado por um profissional da saúde que encaminhará os casos suspeitos para serem investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento no Hospital de Câncer.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.