A Sead (Secretaria de Estado de e dos Direitos Humanos) realiza o “Imigração Capacita” na próxima terça-feira (6) com o objetivo de capacitar os técnicos dos municípios de e OSC's (Organizações da Sociedade Civil). Segundo a secretaria, o objetivo é o de instrução em relação a informações nas redes que realizam atendimento de migrantes, refugiados e apátridas.

A cacitação ocorrerá para técnicos de , Aquidauana, Bodoquena, Bandeirantes, Nova Andradina, Porto Murtinho, Itaquirai, e já confirmaram presença na capacitação.

O evento acontece em parceria com a Delemig (Delegacia de Polícia de Imigração), ligada à Superintendência Regional da Polícia Federal em MS, acontece a partir das 8h, na Escolagov (Fundação de Governo de MS). Ele será conduzido pelo CADH (Centro de Atendimento em Direitos Humanos), vinculado a Sead.

De acordo com a Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), ao menos 89,3 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas. Entre elas estão quase 27,1 milhões de refugiados, cerca de metade dos quais têm menos de 18 anos. Há também milhões de apátridas, pessoas a quem foi negada a nacionalidade e que não têm acesso a direitos básicos como educação, saúde, emprego e liberdade de movimento.