Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa retém 11 macas e casal vítima de acidente espera três horas por resgate

O problema de retenção de macas em hospitais é recorrente e gera demora no atendimento aos casos de urgência e emergência, já que as viaturas ficam paradas
Priscilla Peres -
Vítimas de acidente esperaram ambulância no asfalto (Foto: Fala Povo)

Um casal sofreu acidente de moto por volta das 10h45 desta segunda-feira (13), mas o socorro demorou três horas para chegar ao local. Com machucados pelo corpo e dores, eles ficaram deitados no asfalto esperando o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O acidente ocorreu na Rua dos Cisnes, no bairro Estrela Dalva, quando houve colisão entre a moto que estavam e um veículo. Familiares das vítimas contam que acionaram o Samu e por volta das 10h50.

Viatura do Samu chegou às 13h40, praticamente três horas após o acidente. Durante o tempo de espera, a polícia militar isolou o local e familiares usavam guarda-chuva para proteger as vítimas do sol.

Macas retidas e ambulâncias paradas

De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde), na manhã desta segunda-feira (13), 11 viaturas do Samu chegaram a ficar com macas retinas na Santa Casa. A situação acontece quando o paciente chega e o hospital não tem leito para colocá-lo.

O problema é recorrente e gera demora no atendimento aos casos de urgência e emergência. Já que com a maca retida no hospital, as viaturas ficam paradas, impossibilitadas de realizar novos resgates.

Santa Casa alega superlotação

A Santa Casa de Campo Grande afirma, em nota, que a quantidade de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Pronto-socorro do hospital é maior do que a capacidade física instalada. E como é de conhecimento, mesmo a instituição informando sobre essa superlotação aos órgãos de regulação responsáveis, os pacientes continuam chegando à revelia. Ou seja, sem leitos disponíveis suficientes para atender a demanda, os pacientes precisam aguardar atendimento na maca. Então, casa ressaltar que o problema não é retenção de macas, e sim a quantidade de pacientes em atendimento no Pronto-socorro ao mesmo tempo.

Vale ressaltar também que a Santa Casa sempre foi responsável com a liberação das macas, justamente por entender a importância da utilização delas pelas Unidades de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Corpo Bombeiros, porém, a não liberação não depende do hospital, mas sim da possibilidade numérica de pacientes em atendimento.

Situação da Pronto Atendimento dia 13/2/2023

No Pronto-socorro Adulto, a situação na manhã desta segunda-feira, era de 16 pacientes na Unidade de Decisão Clínica – Crítica, sendo que três estavam em ventilação mecânica (intubado), e 11 internados aguardando leito e três em observação. Lembrando que a capacidade máxima é de 6 leitos nesta setor.

Já na Unidade de Decisão Clínica – Não crítica, haviam 41 pacientes no setor, sendo que a capacidade máxima é de apenas 7 leitos, dos pacientes que estão ali, sendo 22 são internados e aguardam leitos em enfermaria e 19 em observação. 

Sabendo de algo que MS precisa saber? Conte pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, e sugestões com total sigilo garantido pela lei.

Acompanhe nossas atualizações no FacebookInstagram e Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem fica ferido após moto parar debaixo de carreta em Sidrolândia

Sem trégua: baixa umidade do ar predomina e mantém alerta de riscos em MS

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Prefeitura veta projeto de ar condicionado nos ônibus de Campo Grande

Rapaz é encontrado morto na BR-163 e suspeita é de atropelamento em MS

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

Delegação de vereadores da fronteira com MS discutem Aeroporto Binacional de Ponta Porã

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende mais de três mil maços de cigarros contrabandeados na BR-419

Três pessoas foram presas

Política

Respiro de legalidade, avalia Coronel David sobre voto de Fux

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PL) avaliou como ‘respiro de legalidade e equilíbrio’, o voto contrário do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ao do colega Alexandre de Moraes, sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Fux foi o último dos ministros do Supremo a se … Continued

Esportes

Cerveja, cigarro e tadalafila: Corinthians teria bancado mais de R$ 86 mil em gastos pessoais de Duílio

Planilha mostra cupons e notas fiscais com compras e produtos sem relação com o clube; ex-presidente nega

Famosos

Marília Mendonça vai ganhar série na Prime Video; cantora faria 30 anos nesta terça

Série terá acesso exclusivo a arquivos pessoais de Marília e exibirá depoimentos de amigos e familiares