Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saiba como entrar na fila para cirurgias em adolescentes que sofrem bullying em MS

Programa busca oferecer cirurgias gratuitas e zerar filas de procedimentos, incluindo reparatórios, em todo o Mato Grosso do Sul
Gabriel Neves, Nathália Rabelo -
Cirurgia Catarata bullying
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução, Assecom)

Com o lançamento do programa ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila‘, que irá oferecer cirurgias reparadoras para crianças e adolescentes, surgiu a dúvida de como o público-alvo poderá ter acesso ao procedimento, visto que a ‘fila’ para realização das cirurgias é organizada pelos municípios.

Apesar de se tratar de um programa estadual para custeio dos procedimentos, a seleção dos pacientes ficará a cargo dos municípios de . O Jornal Midiamax buscou entender o ‘caminho’ que deve ser percorrido por pacientes e responsáveis até a realização da cirurgia.

De acordo com a Sesau (Secretária Municipal de Saúde de Campo Grande), o acesso para o serviço será iniciado nas unidades básicas de saúde da Capital.

Assim, o paciente passará por uma consulta com o médico geral, que deverá realizar o encaminhamento para uma consulta especializada. Logo depois, o profissional especializado que determinará se a pessoa precisa ou não da cirurgia.

Caso o reparo cirúrgico seja necessário, o médico indicará o procedimento e o paciente será inserido no Sisreg (Sistema de Regulação) – a conhecida fila – e deverá aguardar a disponibilidade de uma vaga.

Moro no interior, como faço?

Segundo a , para pessoas que residem em municípios do interior, o caminho é basicamente o mesmo. Entretanto, a unidade de origem deverá inserir o pedido no sistema, sugerindo o encaminhamento para um serviço de referência.

Por fim, o tempo de espera para a realização do procedimento irá variar de acordo com a complexidade, quadro clínico do paciente e oferta de vagas.

Fila de espera de cirurgias reparadoras

Atualmente, 208 pacientes estão na fila de espera das três cirurgias reparadoras e podem ser beneficiados pela iniciativa.

Vale lembrar que o Estado, em parceria com as secretarias de Estado de Saúde e Educação, poderá oferecer as seguintes cirurgias reparadoras: cirurgia mamária feminina não estética; plástica mamária masculina; e tratamento cirúrgico não estético da orelha.

Conforme a Sesau, no momento, há 61 solicitações de pacientes aguardando por cirurgia de correção de orelha de abano, 34 de ginecosmastia masculina e 113 para cirurgia mamária feminina não estética em

O já informou que possui cadastro de crianças e adolescentes vítimas de bullying e identificados pela Sejusp-MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) encaminhadas para a rede pública de saúde.

“Esse é o público que já está na fila dos procedimentos: crianças com orelha de abano, nariz adunco, crescimento excessivo das mamas e problemas oftalmológicos, como estrabismo e alto grau de miopia”, explicou a assessoria.

Programa irá oferecer cirurgia para adolescentes que sofrem bullying

O programa ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’, lançado nesta segunda-feira (8), pretende reduzir as filas de espera de consultas, exames e cirurgias dos municípios de Mato Grosso do Sul. Serão investidos no programa R$ 45 milhões em recursos estaduais e R$ 7,9 milhões em recursos federais.

Entre as novidades, está a inclusão de cirurgias reparadoras, para atender crianças e adolescentes, com o processo de socialização prejudicado por conta de alguma deformidade.

Apesar de ainda estar em fase inicial, necessitando da adesão das Secretarias Municipais, projeto já acende a esperança de quem não tem condições de pagar por procedimentos.

As cirurgias reparadoras elencadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul presentes no programa são:

  • Cirurgia mamária feminina não estética;
  • Plástica mamária masculina;
  • Tratamento cirúrgico não estético da orelha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vereador André Salineiro (PSDB). (Izaias Medeiros

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Últimas Notícias

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax

Política

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) se aproveita do recesso parlamentar para a ação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Catan disse à reportagem do jornal Midiamax ter convocado todos os parlamentares (estaduais e federais) para voltarem às suas cadeiras. “O STF está … Continued

Cotidiano

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

A concessionária de limpeza urbana pretende ampliar a frota de veículos movidos a biometano

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente