Pular para o conteúdo
Cotidiano

Riedel discutiu com ministra caminhos para solucionar conflitos indígenas em MS

Reunião com Guajajara também abordou parceria para ações de saúde, educação e segurança para indígenas
Gabriel Neves, Dândara Genelhú -
Riedel Guajajara coletiva
Riedel e Guajajara em coletiva após reunião. (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

O governador de , Eduardo Riedel (PSDB), afirmou ter discutido parceria para ações de saúde e segurança aos povos indígenas do Estado durante reunião com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

O encontro ocorreu neste sábado (18), durante de Guajajara ao Mato Grosso do Sul.

“Discutimos pontos de convergência para uma atuação em parceria entre o Governo do Estado e Governo Federal, no que diz respeito ao apoio dessas comunidades, em várias questões como, saúde, educação, segurança”, disse Riedel.

Após a reunião, Riedel também afirmou que discutiu os caminhos para que as questões de demarcações de terras sejam solucionadas “definitivamente” em Mato Grosso do Sul.

Sônia Guajajara afirmou estar disposta a retomar o espaço de diálogo para avançar os processos de demarcação de terra.

“É importante estabelecer esse diálogo com o Governo do Estado e produtores para encontrar uma alternativa em comum”, comentou

“Tivemos uma conversa muito produtiva. Só com uma ação compartilhada entre entes federativos, municípios e estados é que vamos avançar nesse cumprimento dos direitos constitucionais”, finalizou Guajajara.

Ministra afirma que vai avançar com demarcações

Sônia Guajajara afirmou que os processos de demarcação de terras indígenas de Mato Grosso do Sul irão avançar. Em visita à comunidade Laranjeira Nhanderu neste sábado (18), Sônia firmou compromisso do processo demarcatório.

“Digo sem medo, que a gente vai avançar com os processos de demarcação de terras indígenas no e aqui em Mato Grosso do Sul. Nós vamos avançar com os processos demarcatórios”, afirmou.

Então, a ministra comentou sobre o processo demarcatório nas terras de , em Mato Grosso do Sul. “Aqui nesse espaço que a gente está tem um processo já com estudo de identificação e delimitação concluído”, pontuou.

Segundo Sônia, o processo está nas mãos da , que irá qualificar o relatório. “Foi entregue para a Funai na gestão passada e a Funai agora, na gestão da presidenta Joenia, está assumindo aqui o compromisso de qualificar esse relatório”, explicou.

Logo após, a Funai irá entrar em contato com a comunidade. “Vamos qualificar esse relatório, a Funai vai voltar aqui, para a gente poder atualizar junto com vocês”, garantiu.

Lula pediu visita de ministra a MS

Durante o discurso, Sônia disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o compromisso com a homologação das terras indígenas.

Conforme a ministra, o presidente deseja que ela e a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, entreguem os processos de demarcação.

“A gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra”, disse Lula em visita à comunidade de Roraima.

Assim, Sônia destacou que a visita a MS é cobrada por Lula desde antes da criação do Ministério dos Povos Indígenas. “Presidente Lula também falou para mim: Soninha, vai lá em Mato Grosso do Sul e ele falou ainda antes de eu ser nomeada ministra. Ele disse: Eu quero que você vá em Mato Grosso do Sul. E agora semana passada ele voltou a me perguntar: Você foi lá?”, contou.

A ministra admitiu que tinha agenda confirmada em MS, porém acabou desmarcanto o compromisso. Em seguida, agendou visita neste sábado (18).

Para Sônia, o presidente disse “Vai lá e me traga qual é a situação de Mato Grosso do Sul”. Então, Sônia destacou a situação das terras em MS e explicou a separação da Funai do Ministério da Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
aplique mega hair motoqueira

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

jogador luiz gustavo sao paulo

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Bandeira da comunidade LBGT - (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Dupla levou admiradores de várias idades para ouvirem sertanejo raiz no palco da Expogrande neste sábado (5)

Polícia

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Vítima foi identificada como Assis Ari Lopes da Silva

Esportes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Com o controle da partida desde o primeiro tempo, o Corinthians ficou mais cauteloso na etapa final, mas já era tarde para o Vasco entrar no jogo

Polícia

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Dinheiro seria usado para pagar o aluguel onde o casal vivia com as filhas