Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem manutenção há 6 anos: restauração de Tuiuiús do Aeroporto pode levar até dois meses

Última manutenção no monumento de 23 anos foi em 2017
Thalya Godoy -
Monumento foi inaugurado há 23 anos. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O monumento dos tuiuiús no Aeroporto Internacional de , que caiu após as fortes chuvas no domingo (3), foi restaurado pela última vez em 2017, de acordo com o artista plástico Cleir Ávila. Ele deve ser contratado pela concessionária do aeródromo, a Aena, para fazer os reparos nas obras. 

Segundo Ávila, o ideal seria que o monumento recebesse manutenções a cada três anos. Contudo, ele pondera que os fortes que atingiram a Capital favoreceram para desestabilizar a estrutura, que pode levar até dois meses para ser restaurada. 

A última foi feita há seis anos, com o patrocínio de um banco. “Inclusive, no ano passado, o próprio Sicredi me chamou para fazer manutenção, mas por motivos do aeroporto estava sendo vendido, a [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] pediu para retirar o patrocínio”, ele relembra.

Restauração pode levar até dois meses

Ávila explica que a restauração das obras pode variar de 30 a 60 dias, a depender do nível dos estragos. O monumento com três Tuiuiús, ave símbolo do Pantanal, levou cerca de quatro meses para ser construído em 1999. A inauguração foi feita no início do anos 2000. 

O artista explica que os três Tuiuiús fazem referência às aeronaves que chegam e partem do Aeroporto Internacional de Campo Grande, com um em posição de partida, outro que representa a decolagem, enquanto o terceiro, que caiu, faz referência ao abastecimento. 

As aves tem 6 metros de altura e 12 metros de envergadura. As obras foram feitas a partir da modelagem do aço, concreto expandido e depois modelagem da argamassa.

Temporal deixou inúmeros estragos

Além dos danos nas obras do Aeroporto Internacional de Campo Grande, o temporal no domingo contabilizou inúmeros estragos pela Capital.  Os ventos na região chegaram a 57,4 km/h.

Uma placa tombou e uma árvore caiu atingindo alguns veículos no estacionamento no aerporto. No terminal de passageiros, foram registrados pontos de vazamento de água. Um voo da Azul, que pousaria em Campo Grande, alternou para Cuiabá por conta do mau tempo e só retornou para MS durante a noite.

Comerciantes que mantém seu pontos Orla do Mirante, na Avenida Duque da Caxias, acabaram no prejuízo pois a mercadoria foi levada com a força do vento. O empresário Anderson Cirilo, de 54 anos, teve o pula pula levado e nem as cordas conseguiram segurar o brinquedo, que foi parar no canteiro da avenida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

cantor famoso advogado campo grande bbb otavio figueiro

Cantor famoso diz que levaria advogado de Campo Grande para o BBB: ‘é o sonho dele’

Senador do PT é condenado por manobra para não quitar dívida

urutau

Urutau ‘se camufla’ em placa de sinalização e encanta pedestre no Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Empresário de Dourados é flagrado com mais de 120 quilos de cocaína na MS-270

Últimas Notícias

Famosos

Circo dos ex-BBBs Edy e Raissa desaba após temporal de MG: ‘Destruição’

Ex-BBBs Edilberto e Raissa comoveram o público ao mostrarem o estado do circo em que trabalham: estrutura caída, lona rasgada e tudo coberto de lama

Brasil

Deputado dá emenda de R$ 1,3 milhão à noiva vereadora para reforma em hospital

Apesar da relação pessoal entre os envolvidos, não há ilegalidade no trâmite

Cotidiano

Trânsito na rotatória do Lago do Amor é liberado após três semanas

A Sisep informou que continua trabalhando no reparo da calçada, meio-fio e guarda-corpo

MidiaMAIS

Beirando 200 kg, Luiz até quebrou cadeira de restaurante, mas perdeu mais da metade e superou os próprios limites

Jovem perdeu 109 kg sem qualquer medicação e hoje motiva as pessoas nas redes sociais