Região do Bairro Rita Vieira recebe mutirão contra mosquito da dengue neste sábado
Por conta do período tradicionalmente chuvoso, Sesau está em alerta para o aumento de casos de dengue
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A região do Bairro Rita Vieira, em Campo Grande, recebe neste sábado (23) mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Os agentes estarão mobilizados, das 7h às 13h, realizando a visitação domiciliar e orientação da população sobre as medidas de prevenção.
Os servidores realizam trabalho de inspeção, identificação e eliminação de focos do mosquito, além de orientar os moradores. Atualmente, os casos de Dengue estão estáveis em Campo Grande, com redução significativa a partir do mês de junho, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Do dia 01 de janeiro a 19 de dezembro foram notificados 16.435 casos e seis óbitos provocados pela doença. No mesmo período, foram confirmados 15 casos de Zika e 16 de Chikungunya. Se comparado com o primeiro semestre deste ano, os casos tiveram redução de mais de 80%.
Período de chuvas
O coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), Vagner Ricardo Santos reforça a preocupação com a chegada do período de chuvas, sendo necessário agir de maneira preventiva para evitar um aumento no número de casos.
“Se essas medidas, que são simples, não forem adotadas agora, corremos o risco de sofrer com aumento das doenças nos próximos meses. Por isso é fundamental que cada um faça a sua parte e a colaboração da população é essencial neste processo. Não adianta o Poder Público agir sem que haja consciência das pessoas”, enfatiza.
Além de ações estratégicas que envolvem a orientação da população, monitoramento de áreas de risco, visitas domiciliares, remoção de materiais inservíveis e de potenciais criadouros do mosquito e eliminação de focos.
Operações contra a Dengue
No início do ano, a Prefeitura de Campo Grande lançou a ‘Operação Mosquito Zero’, que ao longo de quatro meses percorreu as sete regiões urbanas e distritos do município. Foram mais de 80 mil imóveis vistoriados, toneladas de materiais inservíveis recolhidos e centenas de focos do mosquito Aedes aegypti eliminados.
Paralelo à Operação Mosquito Zero, o trabalho de rotina e monitoramento é intensificado com o uso das chamadas “Ovitrampas”, além da sensibilização e engajamento comunitário, através das ações de Educação em Saúde nas escolas públicas e privadas e empresas.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Dois homens são presos mantendo relação sexual em Parque de Dourados
Flagrante foi realizado durante rondas da Guarda Municipal
Durante telefonema, homem fica com ciúme e agride namorada em Dourados
“Com quem você tá falando”?, questionou o agressor antes da discussão
Operadoras poderão mudar preço de plano no meio do contrato
As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Diretor da Anatel
Dona de Pizzaria tem whatsapp da empresa clonado após pedido de suposto cliente
O golpista pediu duas pizzas para disfarçar e teve acesso ao número comercial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.