Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Queremos ganho real’: sindicato cobra prefeitura por reajuste acima da inflação

Servidores apontam que seria necessário aumento de 20% para repor perdas dos últimos 7 anos
Monique Faria -
Foto: Print/Google Maps

O (Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de ) se posicionou sobre a declaração da prefeita Adriane Lopes (Patriota) de que poderia aplicar apenas pela inflação para os servidores públicos municipais. De acordo com o sindicato, a prefeitura está ’empobrecendo’ o servidor.

Durante evento de entrega dos prêmios da Nota Premiada Campo Grande, realizado nesta terça-feira (9), a prefeita disse que o percentual do reajuste salarial será fechado ainda nesta semana. Porém, o índice não deve ser maior que a inflação do período.

De acordo com o presidente do Sisem, Marcos Tabosa, a inflação nos últimos sete anos ficou em torno de aproximadamente 38%, e durante esse período a prefeitura só deu 17,04% de reposição de inflação. “A prefeitura está empobrecendo o servidor público em aproximadamente 20% da reposição da inflação. Se ela só repor a inflação esse ano, ela ainda vai estar empobrecendo os servidores públicos”, afirma.

O sindicato pede pelo ganho real e um aumento do auxílio-alimentação, do bolsa-alimentação, do pró-funcionário. Além disso, pede que reposição da inflação tem que passar também por todas as produtividades da prefeitura. “A gente vai pressionar o Executivo para melhorar não só reposição da inflação, mas um ganho real e aumento em todos os penduricalhos”, explica o presidente do sindicato.

Governo de MS vai repor inflação no reajuste dos servidores em 2023

O Governo do Estado se adiantou e vai conceder 5% de reajuste aos funcionários públicos de Mato Grosso do Sul. O Projeto de Lei 110/2023 já foi aprovado em primeira discussão pela Alems ( Legislativa do Estado de MS).

O índice de 5% visa à recomposição da perda inflacionária. Na justificativa do projeto, o governador Eduardo Riedel (PSDB) frisa que esse percentual de revisão salarial “não se estende aos servidores públicos estaduais ocupantes dos cargos de professor, especialista em educação, professor-leigo e professor do quadro suplementar, ativos e inativos com paridade, e a seus respectivos pensionistas”.

Ele lembra que o piso nacional dos profissionais da educação é regido pela Lei Federal 11.738/2008, logo, a categoria terá projeto próprio de aumento salarial.

Caso aprovada, a proposta passa a vigorar a partir de 1º de maio para os servidores do Estado e nas datas-bases estabelecidas nas legislações específicas para os integrantes da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas, do Ministério Público de Contas, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto