Se você irá fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5) e planeja fazer o trajeto até o local de provas por meio do transporte coletivo, é bom se programar. Afinal, as linhas de ônibus de Campo Grande irão operar com horário especial para atender à demanda de candidatos ao Enem.

Em dias normais, o transporte coletivo opera com uma média de 113 veículos aos domingos. No entanto, para atender os candidatos do Enem, haverá um aumento de 30% na frota. Algumas linhas, como a 070, 080 e 081, seguirão um plano de funcionamento semelhante ao dos sábados, enquanto a linha 072 seguirá o plano de funcionamento dos domingos e feriados.

Para os candidatos que farão a prova na Uniderp, as linhas de ônibus mais importantes são a 070 (Terminal General Osório/Terminal ) e a 072 (/Terminal ).

A linha 221 terá um veículo operando das 9h40 às 19h, com uma parada de 5 minutos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As linhas 222 e 474 funcionarão conforme o plano de funcionamento dos dias de semana, de segunda a sexta.

Já as demais linhas, incluindo a 070, 071, 072, 080, 085 e 087, contarão com veículos alongados. Candidatos que realizarão a prova na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) têm como principais opções as linhas 087 (T. General Osório / T. Guaicurus) e 061 (Term. Moreninhas / Shopping Campo Grande).

O Consórcio também disponibilizará três veículos reserva adicionais, além dos habituais, com tripulações nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, para atender eventuais necessidades dos passageiros.

Para conferir os horários e rotas dos ônibus, basta acessar o site: https://www.consorcioguaicurus.com.br/.

Confira os horários de prova em Mato Grosso do Sul:

  • Abertura dos portões: 11h
  • Fechamento dos portões: 12h
  • Início das provas: 12h30
  • Término das provas no primeiro dia: 18h
  • Término das provas no segundo dia de Enem: 17h30

Passe gratuito

Se você perdeu a data para solicitar a isenção do passe, ainda dá tempo de pedir a passagem gratuita para o segundo dia de provas. Conforme a Prefeitura de Campo Grande, os candidatos que forem solicitar a isenção para o dia 12 têm até cinco dias úteis antes da data.

Para obter a isenção da tarifa de ônibus, o candidato deve realizar um cadastro prévio no site da concessionária responsável pelo transporte público coletivo, com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência em relação à data da realização das provas.

No site, basta preencher o formulário com os dados exigidos e enviar digitalmente as cópias dos seguintes documentos:

  • Comprovante de inscrição no exame;
  • Cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudante vigente no ano de inscrição no exame ou cartão cidadão) vinculado ao do candidato;
  • Cópia frente e verso do documento de identidade.

Vale ressaltar que a gratuidade consiste em um passe gratuito de ida e outro de volta (duas viagens diárias), para cada dia de exame.

A isenção da tarifa pode ser solicitada pelo site: https://srcnet.consorcioguaicurus.com.br/.

Saiba Mais