completa 124 anos no próximo sábado (26) e, apesar de ser fim de semana, ainda assim altera algumas rotinas no município. Confira o que abre e o que fecha no de aniversário da Capital e se programe para este sabadão.

Comércio

A Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, MS e o Sindicado dos Empregados do Comércio da Capital autoriza as empresas comerciais a funcionarem no aniversário de Campo Grande.

Porém, se optarem por abrir, os comerciantes precisam cumprir as formalidades junto ao Sindicato dos Empregados. As empresas que pretendem funcionar precisam informar ao sindicato, por escrito e com protocolo, além de pagamento de R$ 20 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos.

“Para cada dia trabalhado o empregado fará jus a uma folga compensatória, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias. Já os empregados contribuintes do sindicato laboral terão direito a uma indenização equivalente a 7% do valor do piso salarial pelo dia trabalhado”, explica o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo.

Ônibus

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), as linhas irão circular com operação de feriado. Algumas linhas troncais, alimentadoras e convencionais, circularão com tabelas de sábados, com mais cinco carros reservas em cada terminal:

  • 061, 080, 081, 082, 085, 086, 122, 311, 315, 411, 414, 421, 513, 515, 516, 517, 520 e 522.

Mercados

Os supermercados terão funcionamento normal, sem alterações nos seus horários, segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados). Porém, uma folga compensatória deverá ser concedida ao trabalhador.

A AMAS lembra ainda que o Decreto 10.854/2021 e a Portaria/MTP 671, que alteraram a Lei 605/49, e a Convenção Coletiva da Capital (cláusula 31 “b”) 2022/2024 reconhecem o setor supermercadista no rol de atividades autorizadas a funcionar aos domingos e feriados civis e religiosos, garantindo a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores.

Shoppings

Shopping Campo Grande: O local segue com seu horário de funcionamento normal, das 10h às 22h.

Shopping Norte Sul Plaza: Funcionamento normal, das 10h às 22h.

Shopping Bosque dos Ipês: Horário normal de funcionamento.

Pátio Central Shopping: Horário normal de funcionamento (Lojas âncoras e satélites – das 8h às 19h/ Praça de Alimentação – 8h às 20h/ Estacionamento – 6h às 20h).

Saúde

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), no sábado estarão abertas as unidades de urgência e emergência 24h – seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde).

Abrem ainda seis unidades básicas e de saúde da família que estarão de plantão, de 7h às 17h, para vacinação:

  • UBS Dona Neta
  • USF Moreninhas
  • UBS 26 de Agosto
  • UBS Silvia Regina
  • UBS São Francisco
  • USF Estrela Dalva 

Além destas unidades, haverá plantão de vacinação, de 10h às 18h, nos shoppings Norte Sul e Bosque dos Ipês. 

Delegacias

Aos fins de semana funcionam as Depacs (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro, Cepol e (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Repartições públicas

As repartições públicas estaduais, municipais e federais já não têm expediente normalmente no fim de semana.

Judiciário

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) também não tem expediente aos finais de semana, funcionando em regime de plantão. Neste link é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Correios

As agências dos Correios em Campo Grande não abrem no feriado.