Pular para o conteúdo
Cotidiano

Professores relatam erros desde 2018 em provas da UFMS e UEMS feitas pela Fapec

Professores irão se manifestar sobre os erros, na manhã desta quinta-feira (07) na Câmara dos Vereadores
Diego Alves -
Vestibular realizado pela Fapec. (Divulgação/arquivo/Fapec)

Professores se reuniram na noite desta quarta-feira (06) e discutiram sobre os constantes erros nas provas de processos seletivos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) feitas pela (Fundação de Apoio à Pesquisa). Na manhã desta quinta-feira (07), os docentes se manifestarão sobre os casos na dos Vereadores de .

O professor e coordenador do curso Refferencial, Edilson Soares da Silveira, diz que o objetivo não é a retirada da Fapec e sim, manifesto com propostas para que não ocorra mais erros. Edilson informa que de início o grupo de professores solicita reuniões com os reitores da UFMS e UEMS.

“Propostas para que as bancas sejam reorganizadas”, diz Edilson com argumento de que docentes de cada área façam as questões, as testem e depois avaliem se não há erros após a digitação. “Desde 2018 foram mais de 22 questões anuladas”, lembra.

“O que mais motivou o início deste manifesto foi que nós já tentamos ao longo dos últimos cinco anos, entrar em contato com a Fapec. Tentamos de inúmeras formas pedir mudanças, reuniões já foram realizadas, recursos montados, e-mails, cartas abertas e nenhuma mudança prática foi implementada. Por esse motivo, a indignação”, falou a professora Milena Basso, do Bioexatas.

“Você perde mais tempo na prova discutindo a interpretação de um enunciado de um texto mal construído do que propriamente o conteúdo de que o aluno deveria estar sendo avaliado”, comentou o professor Higor, do Colégio Nota 10.

“Não é só um vestibular, estamos mexendo com sonhos, com investimento de uma família, não só financeiro, mais emocional. Já aconteceu, no ápice do problema da Fapec, de avaliação seriada, o Passe, de anularem oito questões de uma prova só. O vestibular tem 60 questões e perderam quase 10% dessas questões”, disse o professor Rui Medeiros do Singular Cursos.

“O aluno que não tem condições de prestar outro vestibular em outra cidade só tem a UEMS e a UFMS para prestar. Então a prova da Fapec, com esses problemas, afeta esse aluno muito mais que o aluno com condições de morar em , Rio de Janeiro ou Minas Gerais”, relata o professor Tito Faria, do Poli Concursos.

“Outra coisa que é preciso salientar, é em relação ao processo de correção das redações. Observamos que os alunos não acreditam na lisura da correção. Então eles nos procuram quando recebem a nota da redação, com o espelho, para que nós possamos dar uma olhada na redação e validar ou não as notas que eles tiveram. Isso mostra um total descrédito do aluno a esse processo de correção. Isso é muito grave”, afirma a professora Milene Gasparini.

“Temos situações, de alguns anos para cá, de erros constantes na elaboração da prova”, falou o vereador Juari Lopes Pinto (PSDB). Participaram representantes do Colégio Refferencial, Bionatus, Colégio Maria Montessori, Évora Colégio e Cursos, Colégio Nota 10, Poli Concursos, Singular Cursos, Bioexatas e Foca Mais.

Ameaça de ataque

Com a ameaça de exposição por ataque hacker, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) informou que vai retirar do ar portais da instituição.

O perfil do hacker da Anonymous cobra uma “resposta definitiva” da Fapec após os problemas registrados nas provas de vestibulares da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual do MS).

Em nota, a Fapec diz que “repudia qualquer tipo de ameaça ou chantagem e informa que está tomando todas as medidas cabíveis”.

“Visando preservar os dados das pessoas cadastradas em nossos sistemas, a instituição decidiu retirar do ar temporariamente os portais citados pelo perfil a fim de se precaver de possíveis ataques cibernéticos”, traz o texto.

Fapec

A Fapec é a fundação em pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos de apoio à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), fundada em 05 de abril de 1982 e regida por seu estatuto e legislação aplicável. Possui autonomia patrimonial, administrativa, econômica e financeira. É dirigida por uma Diretoria Executiva, acompanhada e fiscalizada por seu Conselho de Curadores e Fiscal e com seus atos e ações avaliados pelo MPE (Ministério Público Estadual), Curadoria de Fundações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia cumpre mandado contra condenado a 31 anos por estupro de vulnerável

Botafogo, Cruzeiro, Inter e Red Bull Bragantino avançam e fecham as vagas na Copa do Brasil

Homem é preso em flagrante por importunação sexual contra adolescente

Com Neymar, Santos perde do CRB nos pênaltis e está fora da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Últimas Notícias

Brasil

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

Do total de inscritos, 93% são brasileiros (42.383 profissionais)

Polícia

Motorista preso na BR-262 com ‘placa’ de cocaína

O homem disse que iria de Corumbá até Bonito

Brasil

Escritor e poeta Paulo Henriques Britto é eleito para a ABL

O poeta e jornalista Salgado Maranhão recebeu 10 votos

Cotidiano

Professores participam de formação sobre mudanças climáticas e educação ambiental

Voltado a docentes do 4º e 5º anos do ensino fundamental