terá uma semana com tempo oscilando entre calor e chuva no mesmo dia. A previsão indica que a cidade deve alcançar máximas de 30 a 34°C, com probabilidade de temporal a qualquer momento, conforme o (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nesta terça-feira (28), a manhã registrou mínima de 23°C, céu nublado com nuvens carregadas, com “cara” de dia chuvoso, entretanto, o céu abriu e deu espaço para o sol. Por volta das 9h30, a temperatura era de 30°C e sensação térmica de 28°C.

A análise das estações meteorológicas indica que a instabilidade permanece na Capital até o próximo sábado (2). Neste período, a previsão é de mínimas de 23 a 24°C e máximas de 30 a 34°C, com chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Na quinta-feira (30), há probabilidade de ameno na chuva. O céu deve ficar com poucas nuvens e isoladas, de intensidade fraca a moderada. Na sexta-feira (1º), a umidade estará em alta, mas o calor chega a 34°C, causando sensação de abafamento.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que as instabilidades atmosféricas acontecem por um intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado ao avanço de cavados. Além disso, a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de nuvens e chuvas no Estado.

Alerta

A Capital e os 78 municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta de chuvas intensas para as próximas horas. Estão previstos de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

De acordo com o Inmet, o aviso amarelo, que indica grau de severidade de perigo potencial, segue vigente até as 10h de quarta-feira (29). A condição favorece risco de corte de elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.