A hidratação será essencial no fim de semana em Mato Grosso do Sul, já que o calor ganha intensidade e pode chegar a 43°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Em grande parte do Estado, é esperado sol e variação de nebulosidade pela atuação de um bloqueio atmosférico. O El Niño amplifica os efeitos da onda de calor.

O monitoramento indica que tais condições impedem avanço de uma frente fria. Chuvas serão pouco prováveis, mas não são descartadas. Entretanto, a baixa umidade relativa do ar predomina em todas as regiões, com índices preocupantes de 10 a 20%.

Na sexta-feira (22), na região pantaneira, praticamente todas as cidades registram calor de 36 a 41°C, com maiores temperaturas na região pantaneira, sudoeste, bolsão e leste do Estado. Porto Murtinho pode marcar recorde anual com 41°C.

A previsão mostra que as primeiras horas da manhã serão com mínimas amenas entre 23 e 27°C, com elevação gradativa ao longo da manhã.

No sábado (23), os termômetros continuam em elevação, subindo para máxima de 42°C. Campo Grande pode chegar a 37°C, maior temperatura do ano. O calor ultrapassa 40°C em quase todas as regiões. A mínima varia de 23 a 28°C e máximas de 37 a 41°C.

A situação ganha mais intensidade no domingo (24), Porto Murtinho pode marcar calor de 43°C. No Pantanal, Corumbá e Aquidauana marcam máxima de 42°C. No Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas amanhecem com mínima de 23°C e rápida elevação, com máxima de 41°C.

Próximas chuvas

Figuras de análise mostram que os acumulados de precipitação até sete de outubro indicam 100 milímetros de chuva. Segundo Cemtec, os acumulados devem chegar em maior volume nas regiões leste, sudeste e nordeste do Estado.