O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para 47 cidades de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (14). O volume pode alcançar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm ao dia. A mudança do “calorão” dos últimos dias é reflexo da passagem da frente fria e sistema de alta pressão.

O aviso indica grau de severidade de perigo potencial, válido das 9h30 desta manhã às 10h de terça-feira (15). A condição favorece risco de corte de elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

A previsão mostra possibilidade de acompanhada com rajadas de vento, que podem alcançar de 40 a 60 km/g e queda de granizo. As cidades listadas no alerta são:

Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, e Três Lagoas.

Queda na temperatura

Em Campo Grande, desde o fim de semana, chuvas isoladas atingiram bairros. Na manhã desta segunda-feira, a previsão indicava temperatura amena de 18°C a 27°C. Comparando à semana anterior, quando marcou recorde em calor, a sensação térmica por volta das 8h é de 13,5°C, segundo a estação do Inmet.

O céu nublado anuncia chuva, a umidade do ar aumentou com índice de 45% a 85%. O instituto prevê chuvas isoladas, com trovoadas e queda de raio.