Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura promete acabar com enchente e moradores acreditam em valorização no Água Limpa Park

Bairro em que um piscinão transbordou é recheado de imóveis de fino acabamento
Thalya Godoy -
Bairro Água Limpa Park, em Campo Grande. (Foto Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A Prefeitura Municipal de elabora um plano para solucionar definitivamente o problema da bacia de contenção fluvial do bairro Água Limpa Park, que transbordou no início de janeiro, e destruiu uma casa. O “piscinão” está localizado na esquina das ruas Marluce e Formosa.

Em nota solicitada pelo Midiamax sobre a situação da bacia de contenção, o executivo municipal afirmou que os serviços de limpeza foram executados pela (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), mas a solução total depende de uma obra de engenharia que está na fase de projeto.

Os moradores, desde os que se mudaram há pouco tempo até os mais antigos, afirmam que o piscinão precisa de e temem que situações que aconteceram no início do mês se repitam.

“Isso [a bacia de contenção] é um dos grandes problemas a ser tratados. Não só para prejuízos financeiros, mas prejuízo de vidas humanas”, teme o gerente regional de negócios, Cleones Cavalcante, de 52 anos, que mora há oito anos e meio no bairro.

Além disso, quem mora na região a responsabilização e providências sobre a limpeza do local. A empresária Mara Martins, de 42 anos, mora há dois anos no Água Limpa Park e acredita que é um problema que poderia ter sido solucionado antes. 

“A gente vê que é uma tragédia que poderia ter sido evitada, sim. Comoveu o bairro todo, quando a gente viu aquilo ficamos apavorados”, ela relembra. 

Moradores acreditam em valorização

Mesmo diante do problema com a bacia de contenção, os moradores acreditam no potencial do bairro e na valorização dos imóveis. O ponto de vista faz um contraste com o relato de outras pessoas que moram na região e também foram ouvidas pela reportagem.

Entre os pontos ressaltados de quem aposta no Água Limpa Park, está a distância aproximada de 6 km do centro, as casas de fino acabamento que se espalham pela paisagem, uma região tranquila e de ruas largas.

Andando pelo bairro é possível ver imóveis novos em construção, o que se soma na visão dos residentes como fatores positivos para investimento. 

“O bairro passa por uma valorização. Temos problemas locais muito pontuais, como é o caso dessa região do buracão, mas nada diferente de outros bairros”, pontua Cleones Cavalcante.

O relato é semelhante ao de outros moradores, que gostam de morar no local e até indicaram para amigos, como foi o caso da bancária Márcia Carloto, de 31 anos, que se mudou há cinco anos para o Água Limpa Park. 

“É um bairro novo, bem localizado, bairro alto, tem infraestrutura boa, com imóveis bons e vizinhos são unidos”, elogia. 

Quem vive no bairro cobra o poder público

A bancária também ressalta que o poder público deve tomar providências sobre o problema de transbordamento da bacia de contenção fluvial. Porém, na visão dela, a situação não afeta a ponto de desvalorizar os imóveis. 

Márcia também acredita que é preciso planejamento na hora de comprar um terreno para evitar dores de cabeça no futuro. “São muitas obras de construção, não acredito que o bairro está desvalorizado”, afirma. 

A empresária Mara Martins relembra que há dois anos, após muita pesquisa, chegou ao bairro Água Limpa Park, pouco antes do boom imobiliário que elevou os preços das residências durante a pandemia diante do aumento da procura e custos da construção.

O cenário fez com que a casa que comprou na época subisse em cerca de R$ 300 mil no valor de avaliação depois de melhorias e da alta de preços, ela diz. “O bairro é bem sossegado, as casas são boas e os vizinhos são tranquilos”, elogia. 

Mara avalia que os imóveis são vendidos com facilidade e até menciona que perto de onde mora duas residências tinham compradores antes mesmo da finalização das obras.

“Como todo bairro tem algumas coisas para melhorar, sempre tem, mas essa desvalorização a gente não vê aqui. A gente só vê as casas com padrões cada vez maiores”, ela avalia

O Midiamax tentou com a Prefeitura de Campo Grande dados sobre a quantidade de alvarás de construção e habite-se emitidos para Água Limpa Park nos últimos anos, mas o município informou “que o sistema municipal não mostra a quantidade de Alvarás de Construção ou Cartas de Habite-se emitidos especificamente por bairros, apenas por ano”.

Associação

Os moradores entrevistados nesta reportagem ressaltam que o bairro Água Limpa Park não possui nenhum presidente de bairro, mas que eles têm se mobilizado para criar uma associação e eleger um representante.

“A gente procura ter um presidente para olhar o bairro e solucionar esse problemas da bacia de contenção e de outros assuntos”, explica Mara Martins.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados