Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura não cede servidores e Ismac pode começar atividades de 2023 com menos profissionais

Segundo presidente, Instituição aguarda resposta da prefeitura, que ainda não confirmou se vai ceder profissionais em 2023 até esta quinta-feira (19)
Nathália Rabelo -
ISMAC em Campo Grande
Ismac em Campo Grande (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

Gestores do Ismac (Instituto Sul Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) de temem possível defasagem de profissionais com a retomada dos atendimentos a partir de 1º de fevereiro, isso porque instituição ainda não recebeu retorno sobre a cedência de profissionais da Prefeitura até esta quinta-feira (19).

“Estamos aguardando e ainda não tivemos resposta sobre a cedência desses profissionais, que é um número considerável de profissionais que tiveram os seus contratos encerrados em 31 de dezembro de 2022. São especialistas cedidos pela (Secretaria Municipal de Educação) e também psicólogos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)”, afirma Márcio Ximenez, presidente do Ismac.

Ximenez ainda explica que equipe está aflita de iniciar os atendimentos sem o apoio municipal, tendo em vista que, todos os anos, parte dos profissionais é cedida pelo Governo do Estado, outra pela Prefeitura e a restante é paga pelas instituições. Acordo com prefeitura está em vigor há 66 anos, desde que Ismac foi fundado na Capital.

“Sem esses profissionais cedidos, vai ficar bem complicado. Infelizmente vai comprometer bastante o nosso trabalho”, destaca.

Atividades retornam em 1º de fevereiro

O Ismac afirma que normalmente a resposta da prefeitura vem no início de janeiro, mas que equipe tentou marcar conversa com a prefeita Adriane Lopes, porém, sem sucesso até o momento. As atividades retornam em 1º de fevereiro.

“A gente está bastante aflito porque os alunos estão de e as aulas voltam em 1º de fevereiro. Se até 1º de fevereiro não sair essa resposta, esses profissionais não vão estar atuando com a gente e serão lotados para outros locais”.

Importância dos profissionais

O Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1957, na Capital, destinada à educação, reabilitação e assistência social às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, a presença desses profissionais no local é fundamental para continuar atendendo o público.

Atualmente, são 130 alunos atendidos pelo setor de educação e cerca de 700 pessoas nos demais serviços. Toda a assistência prestada é gratuita à população.

Escrita em braille
Escrita em braille (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

“Esses profissionais são de fundamental importância para que a gente continue com o nosso trabalho de 66 anos e sempre teve essa parceria de cedência. Infelizmente esse ano, devido ao decreto, a gente ainda não teve sucesso. Se fosse para pagar, a gente não teria condição e sem os profissionais, comprometeria bastante nossos atendimentos”, lamenta Márcio.

Enquanto a prefeitura ainda não dá posicionamento positivo ou negativo, a instituição se sente mais tranquila porque o Governo do Estado já formalizou contrato de cedência. Decreto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (19). Assim, SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou a vigência do Contrato de Cooperação até 31/12/2023.

O Jornal Midiamax solicitou posicionamento à Prefeitura de Campo Grande sobre a cedência de profissionais e aguarda resposta. Espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lady Gaga se pronuncia após ameaça de bomba em show realizado em Copacabana

A 5 metros de Lady Gaga, campo-grandense narra noite histórica em show: ‘foi surreal’ 

ministra Cida Gonçalves

Cida Gonçalves, que comanda o Ministério das Mulheres, deve perder o cargo nesta segunda

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

Maio Laranja: entidades fazem panfletagem na BR-163 contra abuso e exploração sexual infantil

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde por 1 a 0 para o Grêmio e vê crise ampliar após 3ª derrota seguida no Brasileiro

Partida começou movimentada, com os dois lados tentando agredir no ataque, mas sem ameaçar a meta adversária

Mundo

Piastri vence GP de Miami de F-1 marcado por ‘guerra’ na Ferrari

Ele embala de vez no campeonato e vai aos 131 pontos na liderança do Mundial de Pilotos

Mundo

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Veículo está sendo adaptado com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento

Esportes

Vitor Roque marca e Palmeiras vence o Vasco em Brasília

Com a vitória, o clube paulista assumiu temporariamente a liderança da competição