Vai fazer exame prático de CNH? Último mutirão do Detran-MS abre 2 mil vagas
Mutirão do Detran acontece entre 13 e 18 de novembro
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se você faz parte do grupo que precisa finalizar os processos de primeira habilitação antes de 31 de dezembro de 2023, pode aproveitar o mutirão do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) para conclusão desta etapa que antecede a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em mãos.
Na semana de 13 a 18 de novembro, o órgão realiza o último mutirão com a abertura de mais de 2 mil vagas para exame prático. O agendamento é feito exclusivamente pelos CFCs (Centros de Formação de Condutores) e começa nesta sexta-feira (10).
Além da ampliação de vagas em todos os dias da semana, haverá aplicação de exames também na quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República, e no sábado (18).
Último mutirão
Ao todo serão 1.840 vagas para exames na categoria B (carro), 200 de categoria A (moto), e outras 80 para veículos de carga pesada de categorias C, D e E. De acordo com a Divisão de Exames, este será o último mutirão para atendimento da demanda represada.
“Em reunião com os representantes dos CFCs, nós reforçamos a importância deles mobilizarem os alunos para agendar, pois este será o terceiro e provavelmente o último mutirão da prova prática. Portanto, os alunos que necessitam deste serviço devem procurar o quanto antes seu CFC e aproveitar as vagas ofertadas”, afirma a chefe da Divisão de Exames, Lina Zeinab.
Normalmente, são disponibilizadas 60 vagas no período matutino e mais 60 no período vespertino.
Demanda represada
O Detran-MS possui cerca de 20 mil processos de CNH abertos entre os anos de 2019 a 2022 e que devido à pandemia, tiveram os prazos de conclusão ampliados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para 31 de dezembro de 2023.
Mutirões, ampliação na oferta de vagas durante a semana, e a inclusão do sábado no cronograma de agendamentos estão entre as medidas adotadas pelo Detran-MS para possibilitar que os futuros condutores possam concluir os processos abertos.
Os CFCs chegaram a reclamar da falta de vagas e da demanda represada. Inclusive, mesmo com o mutirões, o volume de alunos também ainda era alto.
Diálogo
Durante reunião no dia 6 de novembro, o Detran-MS discutiu com os CFCs a disponibilidade de vagas para exames e outras regras de procedimento previamente estabelecidas.
Entre as mudanças acordadas, está o exame de categoria A (moto) que atualmente é realizado às quartas e sextas-feiras no período matutino, e passará a ser realizado somente às quartas pela manhã.
Tão logo definida a data desta alteração, a informação será divulgada. Com essa alteração, será possível ofertar vagas para exames práticos da categoria B (carro) na sexta-feira de manhã.
Outra solicitação está relacionada à mudança no horário de liberação da agenda, das 9h para as 17h. O pedido está em análise pela equipe técnica responsável pelo sistema de agendamento, e será informado aos representantes assim que houver um posicionamento.
Os sábados continuarão com a oferta de atendimento extra para aplicação de exames práticos na categoria B (carro), no período matutino e vespertino.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.