Vai fazer exame prático de CNH? Último mutirão do Detran-MS abre 2 mil vagas
Mutirão do Detran acontece entre 13 e 18 de novembro
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se você faz parte do grupo que precisa finalizar os processos de primeira habilitação antes de 31 de dezembro de 2023, pode aproveitar o mutirão do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) para conclusão desta etapa que antecede a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em mãos.
Na semana de 13 a 18 de novembro, o órgão realiza o último mutirão com a abertura de mais de 2 mil vagas para exame prático. O agendamento é feito exclusivamente pelos CFCs (Centros de Formação de Condutores) e começa nesta sexta-feira (10).
Além da ampliação de vagas em todos os dias da semana, haverá aplicação de exames também na quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República, e no sábado (18).
Último mutirão
Ao todo serão 1.840 vagas para exames na categoria B (carro), 200 de categoria A (moto), e outras 80 para veículos de carga pesada de categorias C, D e E. De acordo com a Divisão de Exames, este será o último mutirão para atendimento da demanda represada.
“Em reunião com os representantes dos CFCs, nós reforçamos a importância deles mobilizarem os alunos para agendar, pois este será o terceiro e provavelmente o último mutirão da prova prática. Portanto, os alunos que necessitam deste serviço devem procurar o quanto antes seu CFC e aproveitar as vagas ofertadas”, afirma a chefe da Divisão de Exames, Lina Zeinab.
Normalmente, são disponibilizadas 60 vagas no período matutino e mais 60 no período vespertino.
Demanda represada
O Detran-MS possui cerca de 20 mil processos de CNH abertos entre os anos de 2019 a 2022 e que devido à pandemia, tiveram os prazos de conclusão ampliados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para 31 de dezembro de 2023.
Mutirões, ampliação na oferta de vagas durante a semana, e a inclusão do sábado no cronograma de agendamentos estão entre as medidas adotadas pelo Detran-MS para possibilitar que os futuros condutores possam concluir os processos abertos.
Os CFCs chegaram a reclamar da falta de vagas e da demanda represada. Inclusive, mesmo com o mutirões, o volume de alunos também ainda era alto.
Diálogo
Durante reunião no dia 6 de novembro, o Detran-MS discutiu com os CFCs a disponibilidade de vagas para exames e outras regras de procedimento previamente estabelecidas.
Entre as mudanças acordadas, está o exame de categoria A (moto) que atualmente é realizado às quartas e sextas-feiras no período matutino, e passará a ser realizado somente às quartas pela manhã.
Tão logo definida a data desta alteração, a informação será divulgada. Com essa alteração, será possível ofertar vagas para exames práticos da categoria B (carro) na sexta-feira de manhã.
Outra solicitação está relacionada à mudança no horário de liberação da agenda, das 9h para as 17h. O pedido está em análise pela equipe técnica responsável pelo sistema de agendamento, e será informado aos representantes assim que houver um posicionamento.
Os sábados continuarão com a oferta de atendimento extra para aplicação de exames práticos na categoria B (carro), no período matutino e vespertino.
Notícias mais lidas agora
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
Últimas Notícias
Guarda municipal preso por tráfico é absolvido e volta ao trabalho em Dourados
Na época da prisão, os policiais apreenderam armas, munições, veículos e dinheiro
Inscrições do concurso do TRT/MS seguem abertas com salários de até R$ 16 mil
As provas objetivas serão realizadas em Campo Grande, no dia 09 de março de 2025
Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
Medida busca aprimorar ações de prevenção às fraudes
Movimento de doações em grupo podem impulsionar estoques de sangue do Hemosul
Estoques de sangue, entretanto, seguem em níveis preocupantes, principalmente para os tipos O+ e O-
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.