Porto Murtinho supera próprio recorde e calorão chega a 43,4°C

Previsão é que Mato Grosso do Sul tenha uma semana de calorão antes da chegada de uma frente fria

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
calor tempo seco previsão sol calorão
Dia com (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Calorão em Porto Murtinho nesta terça-feira (17) fez o município bater o próprio recorde de temperatura máxima registrada em Mato Grosso do Sul em 2023. A última marca atingida foi de 42,8°C no dia 25 de setembro.

Entretanto, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), Porto Murtinho bateu 43,4ºC nesta terça. Essa é a maior temperatura já registrada no Estado desde 1º de janeiro de 2023.

Além disso, Corumbá chegou a 42,5°C e Aral Moreira a 37,7°C, também nesta terça. O recorde de mínima umidade relativa do ar permanece com Rio Brilhante com 9% no dia 25 de setembro. Entretanto, Porto Murtinho e Corumbá registram hoje 14% e 17%, respectivamente.

calorão
Porto Murtinho é banhado pelo rio Paraguai (Divulgação)

Nova onda de calor?

Mato Grosso do Sul terá uma semana de altas temperaturas. A previsão feita pelo Cemtec/MS aponta para dias de calor intenso, com temperaturas máximas em 41°C. Porém, há chances de temporais.

A atmosfera climática atual não caracteriza uma onda de calor, já que o tempo deve ficar instável e com chuva. Nesta terça-feira (17) e na quarta-feira (18), o calor deve predominar no Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuvas isoladas.

Mas na quinta-feira (19) o tempo deve ficar instável, com temporais, raios e até queda de granizo, graças a chegada de uma frente fria. Ainda assim o calor continua, mas as mínimas devem ficar na casa dos 20°C.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá