Pela primeira vez realizada pela internet, as eleições do Sistema Confea/Crea-MS e Mútua terminaram com a vitória e reeleição da engenheira agrimensora Vânia Abreu de Mello nesta sexta-feira (17) com 1.666 votos (59,95%).

Dos 9.085 profissionais aptos a votar, 2.779 (30,59%) participaram da votação. Vânia, que estava licenciada do cargo para concorrer às novas eleições, assume seu segundo mandato em janeiro, que seguirá até dezembro de 2026.

O engenheiro agrônomo Ângelo Ximenes teve 585 votos; o engenheiro eletricista Marcelo Abdalla teve 380 e o também engenheiro eletricista José Antônio Canuto dos Santos, 109 votos. As votações aconteceram até às 18h.

Conheça os candidatos:

1. Vânia Abreu de Mello: Engenheira Agrimensora, com 39 anos de residência em Campo Grande, Mello é Gestora de Desenvolvimento Rural na AGRAER/SEMAGRO desde 1992.

2. José Antônio Canuto: Engenheiro Eletricista mato-grossense, residente em Campo Grande, com 41 anos de atuação profissional e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

3. Ângelo César Ajala Ximenes: Engenheiro Agrônomo nascido em Bela Vista, Ximenes é vice-presidente do Sindicato Rural de com uma ampla experiência acadêmica e profissional.

4. Marcelo de Castro Abdalla: Engenheiro Eletricista natural de Corumbá, Abdalla possui uma sólida carreira acadêmica e experiência em gestão, tendo sido reeleito para o mandato de 23/24.

Eleitores

São eleitores, os profissionais que até o dia 18 de outubro, quitaram eventuais dívidas com o Crea-MS. A data, 30 dias antes das eleições, é estabelecida pelo regulamento eleitoral contido nas Resoluções 1.114/2019 e 1.117/2019.

Os profissionais aptos a votar receberam entre os dias 13 e 16 de novembro, via mensagem de celular e/ou e-mail cadastrados na base do Crea-MS, a senha para acessar o ambiente eleitoral.

Cargos

Além do cargo de presidente, a eleição definiu os seguintes cargos:

• Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas);
• Conselheiro Federal e seu suplente representantes das Modalidades e dos Grupos/Categorias, nos seguintes estados:
• Espírito Santo; Goiás; Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo
• Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia;
• Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas (Mútuas Regionais).