Acontece, neste sábado (15), o segundo plantão de testagem rápida para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na praça Ary Coelho, em Campo Grande.

Ao todo, serão oferecidos exames para 150 pessoas, que se estenderão até domingo (16). De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), na semana passada foram examinadas 212 pessoas.

São realizados quatro testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Nos exames passados, 11 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para Sífilis e 3 para Hepatite C, todas foram orientadas e encaminhadas para tratamento.

“Realizamos ações itinerantes todos os finais de semana, e neste mês elas estarão concentradas na praça Ary Coelho, levando em consideração o fluxo de pessoas circulando pelo local”, explica a gerente técnica de Hepatites do IST, Eliane Maria da Silva.

Ela ainda lembra que o teste está disponível em todas as unidades de saúde durante a semana, e, assim, aquelas pessoas que não puderem ir até a praça no sábado ou domingo, mas quiserem se testar, podem procurar a unidade mais perto de sua casa.

A equipe inicia a testagem às 8h e disponibiliza por dia, testes suficientes para 150 pessoas