Plantão de vacinação em Campo Grande tem doses contra Covid e gripe neste final de semana

Neste sábado a vacinação acontece das 7h às 17h nas unidades de saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
vacinação
Vacinação abrange grupos prioritários. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Neste sábado (6), estão disponíveis doses contra Covid e gripe no plantão de vacinação em Campo Grande. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), haverá atendimento em cinco unidades de saúde e itinerante em um supermercado, na Vila Bandeirante.

Assim, vale lembrar que as salas de vacina das unidades de saúdes funcionam das 7h às 17h. As vacinas podem ser encontradas nas unidades: UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Moreninhas, USF Silva Regina e UBS Dona Neta.

Enquanto a ação itinerante acontece no supermercado Comper Brilhante, das 8h às 15h. O supermercado fica na rua Brilhante, 2702, e também será ponto de vacinação neste domingo (7).

Vacina da gripe

Vale lembrar que a vacinação contra a gripe segue disponível em Campo Grande somente para os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Contudo, a previsão é de que até o dia 15 de maio a vacinação seja liberada para toda a população. Assim, segue a resolução da CIB (Comissão Intergestores Bipartite).

Então, são grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Vacina contra Covid

A Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Além disso, vale reforçar que a bivalente está disponível também para pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias.

Trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade também podem tomar a vacina. No entanto, a Secretaria destaca que é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo.

Por fim, crianças a partir de seis meses podem para iniciar o esquema vacinal contra a Covid. Assim, aquelas iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Conteúdos relacionados