Usada para aulas práticas e exames de direção, a pista do (Departamento Estadual de Trânsito) de está tomada por crateras e marcas do tempo, resultado da falta de . Por causa da situação que já dura meses, o sonho de tirar a carteira de habilitação virou dor de cabeça para muita gente que está com o processo em andamento. 

Em imagens feitas por leitores é possível notar diversas rachaduras e verdadeiras crateras abertas no espaço onde alunos aprendem a fazer baliza, um dos processos considerados mais difíceis nos trâmites de acesso à CNH. 

Marcas na pista mostram recordes de massa asfáltica indicando que outros buracos já foram tapados na área. 

“Estou tirando minha primeira habilitação e fico indignada com a situação do local destinado aos alunos para fazer baliza dentro do Detran. Um órgão que ensina novos condutores deveria estar em perfeito estado”, comentou uma aluna. 

Buracos em outro ponto da pista usada para aulas e exames. (Foto: Fala Povo)

Com a situação, ela diz que se sente prejudicada no processo de direção. “Como um aluno vai conseguir fazer a baliza com um buraco desse tamanho na frente. Além de cuidado com a manobra para fazer a baliza, tem que cuidar do buraco. Acho isso um desrespeito com os usuários do pátio”, acrescenta.

Outra leitora, que fez o exame no início do ano, comprova que a situação já não é de hoje. “Fiz em janeiro e a pista já estava cheia de buracos, você ia fazer baliza e caía no buraco. Isso desconcentra”, alega.

No atual preço de mercado, a cada 50 minutos de aula prática de carro, clientes pagam cerca de R$ 100 para a autoescola que contratam. Para conseguir fazer o exame, é preciso ter no mínimo cinco horas-aulas. 

Problema recorrente 

Apesar de incômoda, a situação não é novidade no pátio do Detran de Campo Grande. Em 2020, reportagem do Jornal Midiamax já mostrava a pista de exames tomada por buracos, que ficavam encobertos por água quando chovia. 

Na época, falha na sinalização também era alvo de reclamação dos alunos. O local passou por reforma ainda em 2020, quatro meses após denúncia feita pelo jornal.

Em nota, o Detran-MS informou que na próxima segunda-feira (20) equipes darão inicio a serviço de tapa-buracos no órgão, pontuou ainda que “realiza periodicamente manutenção e reparos nas pistas de exames práticos existentes na sede” e que “a última obra com esse objetivo aconteceu em 2020”.

“O volume de chuvas que vem atingindo nossa cidade, danos no pavimento, com surgimento de buracos, tem ocorrido por toda cidade, inclusive na pista de exames”, diz nota enviada.

*Matéria editada às 11h28 para acréscimo da nota retorno do Detran-MS

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.