Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pets sofrem mais na onda de calor e podem morrer por hipertermia em Mato Grosso do Sul

Onda de calor intenso no Estado pode elevar temperaturas de 40 a 45°C nos próximos dias
Karina Campos -
cachorro
Pets tendem a ter mais calor que humanos (Freepik/Ilustrativa)

Mato Grosso do Sul estará no epicentro de onda de calor com máximas entre 40°C e 45°C durante esta semana. Os animais domésticos podem sofrer ainda mais que os tutores nesse período, com risco de morte por hipertermia, quando o corpo não consegue equilibrar o calorão.

Para a veterinária especialista em pneumologia, Cláudia Mendes, o alerta é necessário para o bem-estar do pet, já que os animais braquicefálicos, aqueles conhecidos por apresentarem uma cabeça de formato “achatado” e o focinho “encurtado” são pré-dispostos a enfrentar problemas respiratórios nas altas temperaturas.

Apesar da fofura, o animal braquicefálico é caracterizado pelo tamanho pequeno do focinho, os olhos mais arredondados, anatomicamente com a cabeça menor, por exemplo, o buldogue francês e inglês, pug, shih-tzu, boxer, boston terrier e dogue de bordeaux.

“O animalzinho passa muito mais calor que a gente. Temos que umedecer o ambiente, porque não dá para ficar em um ambiente muito seco, a gente tem que manter em um ambiente climatizado. O ar condicionado abaixo de 22°C pode ser prejudicial para um animal de pequeno porte, pode ressecar as vias aéreas e o animal pode ficar pré-disposto a doenças respiratórias”.

Os cuidados que normalmente são indicados para a população humana também devem ser observados para os pets, como manter a hidratação, deixando água à disposição, dar água de coco e até colocar uma pedra de gelo para resfriar o líquido na vasilha.

“É importante nessa época estar com tudo em dia, como a vacinação, vermifugação. É muito comum doenças respiratórias e viroses. [Também é ideal] evitar fazer caminhada em horários quentes, passear bem cedo ou final do dia. Pode acontecer a hipertermia, porque a troca do calor deles acontece mais pela boca e pelo das patinhas”, reforça.

Atenção aos sinais

Alguns sinais devem ser levados em consideração quando o animal está passando mal pelo calor, a veterinária diz que sintomas de hipertermia são: respiração ofegante de forma anormal, cansaço e apatia. Vale lembrar que pets não se restringem apenas aos cães e gatos.

“[Quando sintomas parecem] tem que correr e levar no veterinário porque ele pode morrer, pode convulsionar, pode ter febre. Ontem, por exemplo, internamos um animal assim. Eles têm mais facilidade de sofrer com calor do que a gente, por isso tem que proteger mais”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pantanal tem menor índice de queimadas entre os biomas em dados anuais

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente de 11 anos que estava ‘desaparecido’ em Campo Grande

Caso Emanuelly reacende debate e divide opiniões sobre redução da maioridade penal 

rose

Para Rose, saída do União Progressista da base do PT é ‘natural’ com projeto presidencial

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Coxim marca 39ºC e fica entre as cidades mais quentes e com menor umidade do país

Últimas Notícias

Esportes

Ancelotti comanda primeira atividade com todos os convocados

Caso opte por manter o esquema de jogo que levou à vitória de 1 a 0 sobre o Paraguai

Polícia

“Preciso de táxi”: mulher liga para PM, denuncia agressões e é resgatada em Maracaju

O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (2), em uma fazenda na área rural da cidade

Cotidiano

Anvisa proíbe medidores de glicose sem eficácia comprovada

Anel promete medir glicose sem a necessidade de retirar sangue

Polícia

Açougue é interditado e dono autuado por vender produtos sem selo e impróprios para consumo em Terenos

A batida no estabelecimento aconteceu no final da manhã desta terça-feira (2)