Pular para o conteúdo
Cotidiano

Período para inscrever obras no ‘Publica UFMS 2023’ é aberto e segue até setembro

Podem participar servidores da UFMS e autores sul-mato-grossenses
Gabriel Neves -
UFMS - Nathalia Alcântara
Imagem ilustrativa. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A submissão de propostas a serem editadas no Publica 2023 podem ser feitas até 10 de setembro. Servidores e autores sul-mato-grossenses podem enviar suas propostas pelo Sigproj (Sistema de Gestão de Projetos).

Podem participar servidores da UFMS e autores sul-mato-grossenses. São aceitas obras originais ou traduções de obras estrangeiras para o português.

O responsável pela submissão, ou coordenador da proposta, deve ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, ser servidor efetivo, ser autor de MS com obra inédita, referente ao estado, possuir cadastro ORCiD. Não serão aceitas propostas enviadas por qualquer outro meio.

É necessário enviar a proposta com os seguintes documentos anexados em formato PDF: miolo do livro de 150 a 300 páginas (sem qualquer indicação de autoria ou alusões que resultem na identificação dos autores ou organizadores) e termo de Cessão de Direitos Autorais, quando a obra for original.

Já para traduções de obras estrangeiras, são necessários os seguintes documentos anexados em formato PDF: arquivo da tradução completa, sem identificação do tradutor e arquivo do texto fonte na língua estrangeira, autorização expressa do detentor dos direitos autorais para tradução da obra original, e cessão de direitos da editora original à editora UFMS (entregue no momento de contratação da obra).

Alcance nacional e internacional

“O Edital Publica, em 2023, está em sua quinta edição. Ele teve início em 2019 e até o ano passado recebeu 128 submissões de propostas de livros. Dessas, 105 foram aprovadas. As obras são de acesso aberto e gratuito. As estatísticas do repositório mostram que os livros são visualizados e baixados no Brasil e no exterior”, conta a secretária da Editora UFMS Elizabete Aparecida Marques.

Ela cita como exemplo o volume 9 do livro As Ciências do Léxico que registrou, até o momento, mais de 6,1 mil visualizações.

“Além de brasileiros, pessoas dos Estados Unidos, Irlanda, Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina, Angola, e Suécia também visualizaram a obra”, ressalta.

Elizabete destaca também a rapidez com que as obras são visualizadas. “O livro Conceitos básicos para a introdução ao cálculo diferencial e integral, por exemplo, foi publicado recentemente, no dia 28 de junho e já tem mais de cem visualizações, sendo a maior parte delas de pessoas dos Estados Unidos, além do Brasil, Marrocos, Irlanda, Alemanha, e Peru”, fala a secretária.

Saiba mais

Todos os detalhes sobre como participar do Publica UFMS 2023 estão disponíveis no edital (veja aqui). Dúvidas e outros esclarecimentos podem ser encaminhados para a Editora UFMS pelo e-mail sedit.agecom@ufms.br

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias