Período importante do ano para católicos, Tríduo Pascal começa nesta quinta-feira

A Semana Santa celebra o mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Semana começou no domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Católicos iniciam nesta quinta-feira (6) o Tríduo Pascal, considerada a época mais importante para os religiosos. Isso porque até sábado, a Semana Santa celebra o mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo.

A semana, que começou no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, é repleta de simbolismo e celebrações para os católicos. Dessa forma, às 19h desta quinta-feira, o Tríduo Pascal começa com a celebração da Missa da Ceia do Senhor.

A missa relembra de maneira solene da última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto. Nessa ocasião Jesus faz a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Foi nesta mesma ceia que Ele fez ainda um gesto muito significativo: lavou os pés dos discípulos e disse que todos eles devem lavar os pés uns dos outros, ou seja, servir.

Ao fim da Missa, o Santíssimo Sacramento consagrado na própria celebração é transladado para fora da igreja, a fim de ser colocado numa capela de reposição preparada para os fiéis. A adoração se estenderá até às 15h da Sexta-feira Santa.

Sexta-feira santa é único dia que não tem missa

A sexta-feira santa é um dia de luto para os católicos, devido à crucificação de Jesus. Por isso que esse é o único dia do ano que não é celebrado missa. Mas às 15h, acontece uma celebração para que os fiéis possam refletir sobre o mistério da Paixão e Morte do Cristo.

Além da Celebração da Paixão, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizará a Via Sacra Processional com o tradicional Canto do Perdão pelas ruas do território paroquial às 19h.

No Sábado Santo (8), o Santuário celebra a Vigília Pascal às 19h, esta é a principal celebração do Ano Litúrgico, na qual a partir da Celebração da Luz, das liturgias da Palavra, do Batismo e da Eucaristia, fazemos memória solene da Ressurreição do Redentor.

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa, dia em que Jesus ressuscitou. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.

Luto e reflexão para católicos

Vigário do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Celso Junior diz que além de ser a data mais importante para os católicos, a Semana Santa é momento de luto e reflexão.

“Os católicos são convidados a refletir sobre o amor de cristo por nós. Também temos um momento no sábado em que os adultos podem receber o sacramento do batismo. É uma época importante para nós”, explica.

Conteúdos relacionados