Pedestres dividem pequena calçada entre matagal e lixo ao lado do CRAS Aero Rancho
Moradores reclamam de entulho, inclusive restos de alimentos no trecho de acesso à escola da região
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De cadeira de rodas, a pé ou de bicicleta, um pequeno espaço na calçada na Avenida Thyrsson de Almeida, entre a Avenida Campestre e Travessa Fama, ao lado do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Aero Rancho, é alvo de reclamações de pedestres e ciclistas que precisam dividir o acesso à escola da região.
Um morador, que preferiu anonimato, disse que há dois terrenos baldios ao lado do espaço público. Para ele, a instalação de uma praça seria aproveitada pela vizinhança. “Jogam lixo e entulho, até praticar sexo. As cadeiras de rodas em dias de chuva ficam intransitáveis, as mães têm que passar pela avenida, colocando [as crianças e elas] em risco”, descreve.
Uma mãe, que preferiu não se identificar, diz que o caminho é o principal acesso de moradores do condomínio ao lado. “Nesses terrenos pararam de jogar lixos e entulhos, porém há muitos usuários [de drogas] circulando. Esses usuários e moradores de rua costumam jogar lixo e qualquer outro objeto atrás do CRAS, que faz fundos com a [Avenida] Thyrsson”, disse.
Moradores com necessidades especiais, que têm dificuldades em locomoção, enfrentam verdadeiros obstáculos nos poucos espaços entre a calçada e rua. Uma moradora diz que já flagrou funcionários de uma empresa despejando restos de alimentos para animais de rua.
“O lixo, o resto de carne, grudam nas rodas da cadeira, sem contar as moscas. Temos que passar muito rápido com as crianças”.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura por e-mail, mas não obteve retorno até a publicação deste material. O espaço segue aberto para um posicionamento.
Problema crônico
Em todo o prolongamento da avenida, desde a Ernesto Geisel, reclamações sobre entulho lideram o ranking de reclamações entre vizinhos e quem pratica exercício físico ao redor. Em agosto, a reportagem esteve em alguns trechos da via com acúmulo de despejo de lixo, inclusive, em pontos de habitats das capivaras.
Na época, a Solurb disse que realiza apenas a roçada dos canteiros da Avenida Ernesto Geisel, eventuais limpezas de entulhos e barracos do local é realizado pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).
Já a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) diz que descarte irregular é crime ambiental, portanto, deve ser denunciado. O morador que presenciar ou notar rotineiramente o descarte irregular de resíduos nas margens dos córregos, pode formalizar denúncias de imediato à Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153 e, quando for possível identificar os infratores, que as denúncias sejam direcionadas à Semadur por meio da central de atendimento 156.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
Em fase de cálculos, novo valor da tarifa deve ser anunciado ainda nesta semana em Campo Grande
Nova tarifa do transporte coletivo está em fase de cálculo após decisão judicial
Oficina gratuita sobre uso de drone em eventos e produções artísticas está com inscrições abertas
A oficina será realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro
Bruna Biancardi publica foto e fãs elogiam barriga de segunda gravidez
Influenciadora espera segunda filha, fruto de seu relacionamento com o jogador Neymar Jr.
Após acordo com prefeitura, motoristas de ônibus de Corumbá recebem salário atrasado
Viação Cidade Corumbá convocou trabalhadores nesta terça-feira (21) para recebimento dos atrasados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.