O uso exclusivo da plataforma Fala.BR, por onde a população pode enviar pedidos de acesso à informação e fazer reclamações, sugestões e solicitações aos órgãos e entidades, começou nesta quinta-feira (1°), em Mato Grosso do Sul. Através do sistema, é possível fazer solicitações a mais de 310 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

De acordo com o ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro de Oliveira Neto, a tendência é fazer com que os serviços públicos se tornem de fácil acesso ao cidadão. “Esta plataforma é utilizada por todos os órgãos federais, e por alguns estados e municípios. Então, as questões relacionadas às instituições estaduais de Mato Grosso do Sul, a partir de hoje, devem ser feitas somente por esta plataforma”, explica.

Além do registro de pedidos e manifestações de ouvidoria, o Fala.BR permite acompanhar o cumprimento dos prazos; consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

Ao acessar a página do Fala.BR, é preciso identificar exatamente a ação que deseja executar, e depois, escrever a manifestação. Além dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, outras duas mil instâncias de todos os entes e Poderes da federação, como Estados, municípios e serviços sociais autônomos aderiram ao Sistema.

Para utilizar a plataforma, basta acessar o endereço https://falabr.cgu.gov.br/.