O chuvoso em Mato Grosso do Sul vai dar lugar a um outono igualmente instável, pelo menos nesta primeira semana, por conta de um sistema de baixa pressão atmosférica, que influencia o clima no Estado.

De acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), a previsão entre esta segunda e quinta-feira (23) indica tempo com sol, variação de nebulosidade e probabilidade para chuvas.

As chuvas serão de intensidade fraca a moderada, mas, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões norte e pantaneira.

Conforme o órgão, as instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao transporte de calor e umidade, aliado a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Vale destacar que ao longo da semana, os modelos de previsão numérica do tempo indicam uma redução do volume das chuvas quando comparado com as últimas semanas, porém, de maneira pontual, ainda podem ocorrer acumulados de chuva mais significativos.

Temperaturas

As temperaturas estarão em elevação, podendo atingir os 33°C, principalmente para a região sul e leste do Estado. Em todo o MS, são previstas temperaturas mínimas entre 19/23°C e máximas de até 33°C.

As maiores temperaturas são esperadas para as regiões leste e sul do Estado, enquanto as menores são previstas para as regiões central e sul. Em Campo Grande são esperadas mínimas entre 20/21°C e máximas de até 31°C. Os ventos atuam de leste/ com valores entre 30-50 km/h e pontualmente
podem atingir valores acima de 50 km/h.

Outono em MS

O prognóstico de outono para MS aponta presença de características do verão nos primeiros dias da nova estação, como as pancadas de chuvas no fim da tarde. Durante os três meses podem ocorrer mudanças do tempo para estiagens, quedas nas temperaturas, chuvas rápidas e ventos fortes à noite.

Saiba Mais