A organização do desfile cívico-militar do Dia da Independência espera receber mais de 15 mil pessoas no evento deste ano, que acontece em nesta quinta-feira, dia 7 de setembro. A recomendação é para que quem for assistir chegue cedo para garantir um bom lugar. 

Ao todo, mais de 4 mil pessoas participarão do desfile, entre alunos das redes estadual e municipal, forças de , militares das forças armadas e integrantes de entidades assistenciais e de projetos sociais de Mato Grosso do Sul.

O desfile começa às 8h10, com revista à tropa militar na Rua 14 de Julho (após a Avenida Mato Grosso), pelo governador e o chefe do Comando Militar do Oeste, general Luiz Fernando Estorilho Baganha. 

Na sequência, as autoridades se dirigem para o palanque oficial, localizado na Rua 13 de Maio (esquina com ), onde acontecerá o desfile. Estudantes da rede pública de ensino acenderão a pira da cerimônia.

Entre as atrações, haverá um desfile aéreo com aeronaves do Exército e da Força Aérea Brasileira que irão sobrevoar a rua 13 de Maio. Os estudantes, adolescentes e crianças de projetos sociais do Governo do Estado serão os primeiros a desfilar, encerrando com a passagem de veículos e viaturas das forças de Segurança Pública e das Forças Armadas.

As crianças e idosos devem ter um cuidado especial, como o uso de bonés, chapéus, sombrinhas e ingestão de líquidos para assegurar uma boa hidratação.

Trânsito

A Avenida Afonso Pena será interditada em ambos os sentidos a partir das 20 horas do dia 6 de setembro, entre a Rua Rui Barbosa e a Avenida Calógeras. As ruas 13 de Maio (entre a Dom Aquino e 15 de Novembro) e 14 de Julho também serão bloqueadas a partir deste horário.

No dia 7 de setembro, a partir das 5 horas, a Rua 13 de Maio, onde ocorre o desfile, será totalmente interditada, entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Correa da Costa, assim como a Rua 14 de Julho, entre a Fernando Correa da Costa e a Eça de Queiroz. A previsão de liberação das vias, após o desfile de 7 de setembro, deve ocorrer por volta das 13 horas.